FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mostra de Esculturas de José Resende

José Resende

José Resende

BIOGRAFIA

José de Moura Resende Filho (São Paulo SP 1945). Escultor. Cursa gravura na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, em 1963. No mesmo ano, ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Começa a estudar desenho com Wesley Duke Lee (1931). Em 1964, faz estágio no escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Em 1966, funda, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner (1932), Geraldo de Barros (1923 - 1998), Frederico Nasser (1945) e Carlos Fajardo (1941) o Grupo Rex. Forma-se em arquitetura e é um dos fundadores da Escola Brasil:, juntamente com Luiz Paulo Baravelli (1942), Frederico Nasser e Carlos Fajardo. Na década de 1970, é professor do Instituto de Artes e Decoração da Faculdade de Comunicação e Arte da Universidade Mackenzie, e do Departamento de Escultura da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Em 1975, é co-editor da revista Malasartes, na qual publica artigos. Entre 1976 e 1986, é professor titular de Linguagem Arquitetônica e chefe de departamento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Entre 1984 e 1985, reside em Nova York como bolsista da Fundação John Simon Guggenheim. Em seus trabalhos, explora as potencialidades expressivas dos materiais empregados, revelando o diálogo com a arte povera e com o pós-minimalismo norte-americano. Trabalha com uma diversidade de materiais como pedras, tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro. Emprega ainda líquidos como o mercúrio, água e tinta sépia. Em obras mais recentes, usa também o couro e a parafina.
A Galeria de Arte Ipanema comemora 45 anos com expo do escultor José Resende. O artista apresenta, até novembro deste ano, 10 esculturas feitas em materiais como vidro e parafina e outros mais exóticos, como sementes e seda.

Paulistano, 65 anos, escultor, gravador, desenhista e arquiteto, José Resende é autor de duas obras públicas instaladas em áreas de grande movimento no Rio. São dele as monumentais Passante, no. Largo da Carioca, e Negona, reprodução de uma silhueta feminina plantada na Rua do Rosário. Com a intenção de se contrapor às suas grandes esculturas de aço deixadas ao ar livre, o artista apresenta dez peças construídas com materiais delicados. Inéditas, as obras, que medem entre 40 centímetros e 1 metro de altura, são feitas de vidro, parafina moldada e retalhos de seda branca, bege, amarela e preta.