FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Artigos: Depressão



Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. A Depressão é uma doença como a hipertensão, o diabetes ou a asma, que afeta o metabolismo, a saúde física, o pensamento, o comportamento, o humor, os sentimentos e o equilíbrio energético da pessoa.

Depressão é diferente de tristeza e de luto. Ela afeta a maneira como pensamos, como nos sentimos, como nos comportamos, como vivemos e como nos relacionamos. Nossos hábitos de alimentação, sono, auto-cuidado, dentre outros, se modificam. É uma doença que atinge além do mundo emocional, também ao nosso corpo, mudando o funcionamento digestivo, gastro-intestinal, circulatório, etc.

A Depressão caracteriza-se por um grande desinteresse pela vida, falta de vontade de viver, por vezes existem medos seja de enfrentar algo seja apenas medo de viver a vida ou alguma situação da vida. Desta forma a pessoa sente-se incapaz de lidar com as coisas básicas do seu dia a dia.





Causas de Depressão



A causa exata da Depressão permanece desconhecida. A explicação mais correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Em nosso cérebro existem mensageiros químicos chamados neuro-transmissores que ajudam a controlar as emoções. Os dois mensageiros principais são a serotonina e a norepinefrina. Os níveis aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções. Quando os neuro-transmissores encontram-se em equilíbrio, sentimos a emoção certa para cada ocasião. Quando alguém está deprimido, os mensageiros químicos não estão em equilíbrio. Mas isso ocorre em algumas pessoas e não em outras. Sendo que em certas famílias é mais frequente. Por isso, a tendência genética ainda é alvo de estudos para que se encontre a causa da Depressão.


Não há uma causa única para Depressão. Ao invés disso, a Depressão é resultado de várias causas com combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e psicológicos.


Alguns tipos de Depressão tendem a ocorrer em membros da mesma família, sugerindo relação genética. Porém, Depressão também pode ocorrer em pessoas sem histórico familiar de transtornos depressivos. Pesquisas genéticas indicam que o risco de Depressão resulta de influência de múltiplos genes agindo em conjunto com o ambiente ou outros fatores.


Eventos estressantes como perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave e pequenas contrariedades, ainda não são considerados fortes suficientes para desencadear Depressão. Porém, em pessoas que têm a tendência genética, esses fatores podem se transformar em Depressão. Além disso, alguns medicamentos, como os remédios para pressão alta, podem causar Depressão. O álcool e algumas drogas ilegais podem piorar a Depressão.






Sintomas da Depressão



A cada ano, 2 milhões de novos casos de Depressão ocorrem no mundo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que em 2020 a Depressão seja a principal causa de incapacidade em todo o mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.


Como outras doenças a Depressão tem certos sintomas. Uma vez que esse sintomas são reconhecidos, pode-se tomar providências para o tratamento.


Os sintomas da Depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais

Faça o seguinte teste para saber se você ou alguém de sua família está com Depressão:




Estou sempre triste ou deprimido.

Estou sempre agitado ou irritado.

As coisas que antes me interessavam ou davam prazer agora não me interessam e nem dão prazer.

Meu peso mudou (ganhou ou perdeu peso sem estar em dieta).

Meu sono mudou (algumas vezes dorme muito, em outras têm insônia).

Sinto-me quase sempre cansado e com perda de energia.

Tenho um sentimento persistente de inutilidade ou de culpa.

Sinto que a minha capacidade de pensar e de me concentrar diminuiu.

Sinto que meus pensamentos são rápidos demais.

Percebo que a minha memória me deixa na mão.

Sinto dificuldade de tomar decisões ou fazer escolhas simples.

Já pensei em cometer suicídio.

Frequentemente tenho problemas digestivos.

Frequentemente tenho dores de cabeça ou nas costas.

Tenho dores no peito.

Tenho dores musculares ou nas articulações.

Sinto tontura.

As pessoas comentam que meu humor e minhas atitudes mudaram.

Na minha família existem pessoas que tiveram (ou têm) Depressão.

Percebo que o meu desempenho (escola, trabalho, amigos, família) está sendo prejudicado pelo que sinto.