FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

Exposição "Jorge Amado e Universal"



O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será o primeiro destino da exposição Jorge, Amado e Universal, que comemora o centenário de nascimento do escritor baiano. A mostra será aberta ao público a partir do dia 27 de março. Após a capital paulista, a mostra seguirá para Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires.
Jorge, Amado e Universal terá áudios inéditos com depoimentos de Vinicius de Moraes, Carlos Heitor Cony, Arnaldo Jabor, João Ubaldo Ribeiro, Milton Hatoum e Mia Couto, entre outros escritores e intelectuais, sobre o escritor nascido na zona cacaueira.
Chancelada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a mostra fica até julho na capital paulista, seguindo para o Museu de Arte Moderna da Bahia – de 9 de agosto a 14 de outubro de 2012. Em Buenos Aires, a previsão é da exposição chegar em 2013.
A mostra tem três módulos principais e biográficos: Amado por Todos, com depoimentos sobre o escritor; Jorge por Jorge, onde será apresentada uma história relatada pelo próprio homenageado por meio de gravações de trechos de livro e textos de jornais e colunas; e, Universal por Natureza, que trará livros de Jorge Amado traduzidos em 30 idiomas diferentes, que vão do francês ao persa, do servo-croata ao holandês, do grego ao árabe e esloveno.
A exposição terá ainda mais dois módulos: A Obra, com manuscritos, datiloscritos, filmes, depoimentos de escritores e críticas; e Cronologia e Biblioteca, linha do tempo ilustrada e multimídia, acompanhada de biblioteca que reúne conjunto de publicações para consulta do público.


Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz