FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exposição "O Olhar de Luiz Aquila"


Obras inéditas, produzidas em diferentes momentos da vida de Luiz Aquila, estão expostas  desde o dia 24 de março na loja “Olhar o Brasil”, de Chicô Gouvea, em Itaipava. Batizada de “O olhar de Luiz Aquila”, a mostra faz um passeio pela produção menos conhecida do artista plástico: trabalhos sobre papel, realizado entre 1990 e 2012.



Pinturas, desenhos, gravuras e serigrafias aparecem em 14 obras que dialogam com recordações pessoais de Aquila. “Sou inspirado pelo mundo que me cerca. A música que escuto, o jornal que leio, a pigmentação da mulher amada. Isso tudo influencia o meu trabalho”, comenta Aquila.



A leveza do papel, segundo o artista, provoca uma atitude mais solta. “É um trabalho mais gráfico, quando acontece livre associação de imagens. É uma linguagem que vai direto do cérebro para a mão, sem interferências. “Tenho a necessidade de ser espontâneo ao jogar com o espaço pré-estabelecido do papel”, resume.



Já virou uma tradição de Chicô Gouvea convidar artistas para expor em sua charmosa loja de Itaipava. Angelo de Aquino, Glauco Rodrigues e Thereza Miranda foram alguns dos que já tiveram sua obra visitada no espaço do arquiteto.



“Conheço o Aquila há muitos anos e sou fã de sua arte supercolorida. Chegou a hora de homenageá-lo. Sempre desenvolvo objetos que tenham uma relação com a obra do artista em cartaz. Portanto, vamos criar em cima de muitas cores e dos contornos de Petrópolis, já que ele é um artista que vive na Serra. Não vão ficar de fora o Quitandinha e a Casa de Petrópolis, que foi residência do bisavô de Aquila”, explica Chicô.



Aquila devolve a gentileza: “Chicô é uma pessoa muito querida, bom de papo e rico em imaginação. Seu espaço é cheio de inteligência e criatividade, onde os objetos expostos se articulam de maneira livre e surpreendente. Será uma alegria estar junto a este universo tão estimulante”.



SOBRE O ARTISTA



Nos anos 60, Luiz Aquila iniciou os estudos de pintura, xilogravura, gravura e litografia, passando por cursos de artes plásticas no Rio de Janeiro, Paris, Portugal e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no mundo, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou em Portugal, Peru, Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Com mais de cinco décadas dedicadas às artes, Aquila é um dos criadores e influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80, movimento carioca de revalorização que congregou nomes como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Daniel Senise.






SERVIÇO



O OLHAR DE LUIZ AQUILA


Local: “Olhar o Brasil”, loja de Chicô Gouvea.

Endereço: Estrada União Indústria, 10.550, Itaipava (24) 2222-6183.

Abertura: 24 de março (sábado), às 16:00h

Horário de visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h.