FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Festival de Arte Negra 2012. "Galanga, Chico Rei"

 

O espetáculo “Galanga, Chico Rei” é a primeira atração do Festival de Arte Negra/ 2012. As apresentações acontecem no Espaço Cultural Tambor Mineiro, dias 27, 28 e 29 de abril, sexta e sábado, às 21h, domingo, às 20h. A entrada é gratuita, mediante retirada de senhas – limitadas à capacidade do espaço – 1 hora antes do início das apresentações.
Com texto e músicas assinados por Paulo César Pinheiro, direção de João das Neves e o multiartista Maurício Tizumba à frente de grande elenco – numa reedição do trio responsável pelo premiado Besouro Cordão-de-Ouro, de 2006 –, o musical narra a fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que, depois de trazido como escravo para o Brasil.
Galanga, Chico Rei tem como um de seus principais atrativos a incorporação do bailado dramático tradicional da congada de vários estados brasileiros, principalmente de Minas Gerais. Em cena, cantos, danças, cortejo, cavalgadas e levantamento de mastros, a coroação de um rei do Congo, numa criativa mescla de cultos católicos com africanos. O cenário reproduz um quartel de congadeiro, local de realização das festas e cerimônias.
O FAN
Maior evento dedicado às culturas de extração africana fora da África, o FAN/ Festival de Arte Negra de Belo Horizonte reinicia as atividades de sua sexta edição, em torno do tema geral “Territórios móveis”, tendo como conceito-base “o corpo, a casa, a rua”.
O 6º FAN redesenha seus territórios, dá visibilidade às várias faces da cultura negra, da mais tradicional à mais experimental, e fortalece a produção realizada em Belo Horizonte. Entre as atrações desta edição do FAN, destacam-se a cantora peruana Susana Baca, o poeta angolano Abreu Paxe, e o dançarino franco-camaronês Fred Bendongué.
Integram, ainda, a programação, entre outros, o espetáculo teatral Namíbia, Não!, dirigido por Lázaro Ramos, um ciclo de cinco oficinas coordenadas por Hilton Cobra, diretor da Cia. dos Comuns (RJ), um show do grupo Berimbrown, a reativação da Banda Mineira de Percussão, projeto criado e dirigido por Djalma Corrêa, além dos projetos selecionados por meio do edital Movimentos Urbanos e da análise das propostas selecionadas dentre dezenas enviadas por artistas e grupos belo-horizontinos em resposta ao convite da Comissão Curadora para que a cidade refletisse sobre “Que FAN queremos?”.
Correalizado por Fundação Municipal de Cultura e APPA (Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes), o FAN 2011/2012 foi idealizado por uma Comissão Organizadora e Curadora da qual fazem parte Celina Albano, Gil Amâncio, Ibrahima Gaye, Leda Martins e Ricardo Aleixo.
27, 28 e 29 de abril de 2012
Sexta e sábado, às 21h, domingo, às 20h
Local: Espaço Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339, Prado)
Entrada free, mediante retirada de senhas – limitadas à capacidade do espaço
Distribuição de senhas 1 hora antes do início das apresentações
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Informações: (31) 3295-4149 / 9128-4704