FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Festival Palavra Som 2012




De 16 a 22 de abril, segunda a domingo, acontece o Festival Palavra Som, uma semana inteira dedicada à canção. O evento traz uma intensa programação gratuita envolvendo 3 oficinas na Funarte MG nos dias 16, 17 e 18 de abril e 10 shows na Praça Floriano Peixoto entre quinta e domingo da mesma semana.
Idealizado pelo coletivo Casazul, o Palavra Som nasce com o objetivo de fomentar o diálogo entre artistas já consolidados e a nova geração de cancioneiros belo-horizontinos. A ideia é mostrar ao grande público a vasta produção de música contemporânea que vem sendo criada na cidade na última década. As apresentações da mostra reúnem 16 artistas entre bandas, coletivos, compositores, letristas e arranjadores.
Além dos shows, foram idealizadas três oficinas gratuitas que acontecem de 16 a 18 de abril na Funarte MG:
• Kristoff Silva – Semiótica da Canção – 16 e 17 de Abril – 14h às 17h (inscrições encerradas)
• Bernardo Maranhão – Escrita de Letras a partir da Tanka Japonês – 18 de Abril 14h às 17h
• Sérgio Pererê – Abstração e Criação – 17 e 18 de Abril – 19h30 às 22h
Shows Praça Floriano Peixoto
Quinta 19
19h Kristoff Silva, Pablo Castro e Makely Ka – Outra Cidade
A Outra Cidade foi o resultado do encontro dos três compositores que reuniram suas referências e influências em um trabalho autoral e inovador. Produzido em 2003, este foi um dos primeiros trabalhos formalizado apresentado por integrantes do Projeto Reciclo Geral. Quase dez anos depois do lançamento do CD os três se reúnem novamente no palco.
20h45 Sergio Pererê
Sergio Pererê é cantor, compositor, percussionista e ator. Além do trabalho com o grupo Tambolelê, Pererê lançou os CDs solos e autorais “Linha de Estrelas” (2005), “Labidumba” (2008) e Alma Grande, Ao Vivo (2010).
Sexta 20
19h Urucum na Cara – Lançamento do CD “à beira do dia”
O primeiro álbum do Grupo Urucum na cara foi produzido de forma independente e contou com diversas participações de artistas mineiros, como: Sergio Pererê e Titane. O CD contém canções antigas do grupo e do trabalho atual, compostas para o espetáculo “à beira do dia”.
21h Luiza Brina – Lançamento do CD convidado especial César Lacerda
As canções de Luiza Brina nascem de um amontoado de cruzamentos de influências e culturas. Após uma turnê de lançamento de seu álbum na Europa, a cantautora (compositora/cantora) lança seu primeiro disco em Belo Horizonte ao lado do grupo O Liquidificador. O show de lançamento contará com a participação especial do músico e parceiro César Lacerda.
Sábado 21
17h Gustavo Amaral
Gustavo Amaral possui uma trajetória musical diversificada. Tendo atuado por muitos anos na cena de Belo Horizonte como contrabaixista, hoje se prepara para o lançamento de seu primeiro disco solo. As músicas de Gustavito possuem uma marca inconfundível de swing, “para cima”, refrão e letras contagiantes. Sua poesia é rica e busca a cultura popular e a tropicalidade.
18h30 Graveola e o Lixo Polifônico
Formado em 2004, o Graveola está excursiona pelo país divulgando o novo CD “Eu preciso de um liquidificador”. O som do grupo é um caldeirão de referências musicais como samba, música latina e o bom e velho rock’n roll.
21h Alexandre Andrés e Leopoldina
Cantor, violonista, flautista, compositor e arranjador, o músico Alexandre Andrés vem sendo reconhecido como um dos artistas mais promissores da nova geração em Minas Gerais. O compositor prepara-se agora para a gravação do segundo CD “Macaxeira Fields”.
Leopoldina já esteve em vários palcos do estado, tendo participado discos de vários compositores mineiros, desde o projeto Reciclo Geral “Mostra de Composições Inéditas em Belo Horizonte” realizado em 2002, quando iniciou efetivamente sua carreira musical.
Domingo 22
16h Palavra Silêncio – qUEbRApEdRA e Rafael Macedo
Os compositores Rafael Martini e Rafael Macedo são corresponsáveis pela direção musical de Palavra-Silêncio, que depois de circular por sete cidades do Brasil finalmente poderá ser apreciado pelo público belo-horizontino.
17h30 Antonio Loureiro – Lançamento do CD
Aos 25 anos de idade, Antonio Loureiro é compositor, multi-Instrumentista, e atua em diversas frentes musicais no Brasil. Bacharel em percussão com especialização em composição pela UFMG, foi ganhador do Premio de composição BDMG Instrumental em 2007. Em 2010 realizou turnê de lançamento de seu primeiro CD autoral em Portugal e França e agora lança o álbum em Belo Horizonte
19h Capim Seco
O grupo Capim Seco é um importante representante do samba na capital, tendo divido o palco com grandes nomes da música brasileira como sambista carioca Noca da Portela, o pernambucano Siba e a banda Casuarina. A banda apresenta arranjos que singularizam cada música executada e aborda o samba através de uma visão amplificada que permite múltiplos hibridismos.
20h30 Juliana Perdigão
Juliana Perdigão é cantora e instrumentista e tem atuado em shows e gravações, em trabalhos de vários compositores mineiros. Atualmente Juliana integra os grupos Graveola e o Lixo Polifônico, Quatro na Roda e Cortando um Dobrado. Recentemente a artista lançou seu primeiro disco solo, intitulado Álbum Desconhecido, muito bem recebido pelo público e crítica especializada.



16 a 22 de abril de 2012
Oficinas: 16, 17 e 18 de abril
Segunda a quarta
Horário: vide programação
Local: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Floresta)
Inscrições gratuitas:
http://oficinaspalavrasom.tumblr.com/
Informações: 31 9191 6344
Shows: 19 a 22 de abril
Quinta a domingo
Horário: vide programação
Local: Praça Floriano Peixoto –Santa Efigênia
Entrada free
Informações: 31 8823 2390