FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

IV Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna



4º FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DE PESQUISA
SOBRE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO MODERNA
Tema: CULTURA, DIÁSPORA E CIDADANIA
Exibição de filmes e debates no Cinema II do CCBB/Rio
Dia 25 de abril, de 10h às 19h
Entrada franca
O Centro Cultural Banco do Brasil vai sediar no dia 25 de abril, de 10h às 19h, a 4ª edição do Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna, abordando o tema: Cultura, Diáspora e Cidadania no Cinema II. A curadoria do evento é das historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu e trará como convidados o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, representante brasileiro no Comitê Científico do Projeto Rota dos Escravos, da UNESCO, e os representantes dos grupos de jongo de Pinheiral e do Quilombo do Bracuí. Rua 1º de Março nº 66, Centro (3808-2020). Entrada franca.
O Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna é organizado pela rede internacional de pesquisa “Slavery, Memory and Citizenship”, formada pelas Universidades de York e Laval, no Canadá, a École des Hautes Études en Sciences Sociales e o Centre National de la Recherche Scientifique, na França e o LABHOI– Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, no Brasil e a mostra é itinerante acontecendo anualmente em mais de 10 cidades, em 3 continentes.
Desde 2008 houve três edições do Festival: no Museu do Quai Branly, em Paris (organizada pelo CIRESC/CNRS); nas Universidades de York e Laval, em Toronto e Quebec Ville, no Canadá (organizadas pelo Harriet Tubman Institute e o CELAT); e no Rio de Janeiro, no CCBB/ Rio, organizadas pelo LABHOI. Além dessas cidades, houve edições do Festival em Viena, Cidade do México, Porto Príncipe, Lyon, Uagadugu, entre outras. Em fevereiro de 2012, ocorreram edições do Festival em Porto-Príncipe, no Haiti e em Lyon, na França.
“Nesta nova edição do Festival apresentaremos o filme 'Os escravos de ontem. Democracia e Etnicidade no Benin', ganhador do prêmio de júri do festival no Quai Branly, em 2011”, salienta a curadora Hebe Mattos,“além disso, serão divulgados os resultados do ´Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil´, organizado pelo LABHOI no âmbito do projeto ´Rota dos Escravos´, da UNESCO.
Estamos lançando também, pela Editora da UFF, a caixa de DVDs ´Passados Presentes´, com os quatro filmes de pesquisa sobre a memória da escravidão entre os descendentes de escravizados das antigas áreas cafeeiras do Vale do Paraíba, produzidos pelo LABHOI. A caixa contém quatro documentários intitulados: ´Memória do Cativeiro´ (2005), ´Jongos, Calangos e Folias, Música Negra, Memória e Poesia´ (2007), ´Versos e Cacetes, o Jogo do Pau na Cultura Afro-fluminense´ (2009) e 'Passados Presentes. Memória Negra no Sul Fluminense' (2001), em sua primeira apresentação no circuito do festival. Após as exibições, haverá debate com os organizadores da mostra e realizadores presentes.”
PROGRAMAÇÃO
De 10h às 12h
. OS ESCRAVOS DE ONTEM (DEMOCRACIA E ETNICIDADE NO BENIN)
Les Esclaves d’Hier (Démocratie et Ethnicité au Bénin), de Éric Komlavi Hahonuu (Universidade de Roskilde, Dinamarca) e Camila Strandsbjerg (Universidade de Copenhagem, Dinamarca).
30 min., francês com legendas em português, 2011. Prêmio do Júri no 4º Festival do Filme de Pesquisa no Museu do Quai Branly (maio/2011) e no 2º Festival do Filme de Pesquisa Cultura, Diáspora e Cidadania, em Lyon (fevereiro/2012).
.PASSADOS PRESENTES: MEMÓRIA NEGRA NO SUL FLUMINENSE
de Hebe Mattos (UFF) e Martha Abreu (UFF)
Roteiro: Hebe Mattos, Martha Abreu e Isabel Castro
Montagem: Isabel Castro (Mestre em Cinema, Paris VIII e Paris III)
LABHOI-UFF, 43 min., português, 2011.
Sinopse:
O filme apresenta momentos da história dos descendentes de escravos dos antigos domínios da família Souza Breves na região Sul do Estado do Rio de Janeiro, especialmente nas regiões do Bracuí e Pinheiral. Coloca em destaque uma vigorosa tradição oral que protege do esquecimento informações sobre o tráfico ilegal de escravos e sobre experiências de antepassados cativos e libertos.
. RESULTADOS DO INVENTÁRIO DOS LUGARES DE MEMÓRIA DO TRÁFICO ATLÂNTICO DE ESCRAVOS E DA HISTÓRIA DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL
Apresentação e debate com as historiadoras Martha Abreu e Hebe Mattos e o antropólogo Milton Guran, representante brasileiro no projeto “Rota dos Escravos” da UNESCO.
Às 14h
QUILOMBO (A OUSADIA DE LUTAR PELA LIBERDADE)
De Nina Tedesco (doutoranda de Comunicação Social da UFF) e Renata Azevedo Lima ( pesquisadora e diretora de produção, historiadora da Fundação Cultural Casimiro de Abreu /RJ e mestranda de História da UFF).
17 min., português, 2010.
Sinopse:
O filme investiga uma localidade na região serrana do município de Casimiro de Abreu (RJ) chamada “Quilombo”. O acesso é difícil, estrada de chão sinuosa e esburacada, com altitude mínima de cerca de 700m, abundância de água e terra fértil. Chegando lá, nenhum negro foi encontrado, apenas descendentes de colonos suíços. A questão “o nome do local tem relação com o passado de resistência dos escravos?” é o fio condutor do filme, que reúne entrevistas com moradores e ex-moradores do Quilombo, moradores da cidade de Casimiro e historiadores, além de belíssimas imagens da natureza do local, imagens de mapas e manuscritos sobre a região, produzidos no início do século 19, e ruínas arqueológicas. A trilha sonora é uma interpretação original de ritmos africanos
MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA
de Laure Garrabé (Doutora em Antropologia, Lyon 2/Paris VIII, França)
24 minutos, Amsterdam, 2010.
Sinopse:
A Zona da Mata de Pernambuco, terra do açúcar na civilização dos ritmos é o berço do maracatu de baque-solto, forma de expressão local ao mesmo tempo dançada, musicada e dramatizada onde as estéticas negra e cabocla fabricam identidade sem etnicidade. Como a cada ano, desde esta Terra do Maracatu, o grupo Estrela de Ouro de Aliança inicia sua viagem de três dias e três noites durante o qual ele irá de cidades do interior até a capital, Recife, apresentar sua nação diante da Comissão carnavalesca para disputar a melhor performance do ano de 2007. Entre sons, cores e experiências, este filme mostra também ritmos: não apenas o baque-solto através do qual os maracatuzeiros se reivindicam e se dão a perceber, mas também a transformação de outras temporalidades (tradições, ritos, esperas, competição, fadiga, movimentos e voz) e sua industrialização progressiva respondendo às leis de entretenimento.
Às 15h
O MANUSCRITO PERDIDO
de José Barahona, documentário, Portugal/Brasil.
Fotografia: Marcela Bourseau
Montagem: Carolina Dias
Vencedor do Prêmio TV Brasil da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico
Produção David, Golias/Refinaria Filmes, Portugal/Brasil, 79 min., 2010
Sinopse:
Através da busca pelo manuscrito perdido de Fradique Mendes, poeta e aventureiro português do século 19, o filme nos faz refletir sobre a colonização portuguesa, as origens da sociedade brasileira e algumas questões sociais contemporâneas, como a luta pela terra.
Às 17h
OS ESCRAVOS DE ONTEM (DEMOCRACIA E ETNICIDADE NO BENIN)
Les Esclaves d’Hier (Démocratie et Ethnicité au Bénin), de Éric Komlavi Hahonuu (Universidade de Roskilde, Dinamarca) e Camila Strandsbjerg (Universidade de Copenhagem, Dinamarca).
30 min., francês com legendas em português, 2011. Prêmio do Júri no 4º Festival do Filme de Pesquisa no Museu do Quai Branly (maio/2011) e no 2º Festival do Filme de Pesquisa Cultura, Diáspora e Cidadania, em Lyon (fevereiro/2012).
Às 17:30h
PASSADOS PRESENTES: MEMÓRIA NEGRA NO SUL FLUMINENSE
de Hebe Mattos (UFF) e Martha Abreu (UFF)
Roteiro: Hebe Mattos, Martha Abreu e Isabel Castro
Montagem: Isabel Castro (Mestre em Cinema, Paris VIII e Paris III)
LABHOI-UFF, 43 min., português, 2011.
Debate com as historiadoras Hebe Mattos, Martha Abreu, com representantes do grupo de Jongo de Pinheiral, do Quilombo do Bracuí e do Pontão da Cultura do Jongo e do Caxambu.
Às 19h
LANÇAMENTO DA CAIXA DE DVDs “PASSADOS PRESENTES” – Coquetel de lançamento dos filmes Passados Presentes. Memória Negra no Sul Fluminense (2011, de Hebe Mattos e Martha Abreu), Memória do Cativeiro (2005, de Hebe Mattos, Martha Abreu, Guilherme Fernandez e Isabel Castro), Jongos, Calangos e Folias, Música Negra, Memória e Poesia (2007, de Hebe Mattos e Martha Abreu), Versos e Cacetes, o Jogo do Pau na Cultura Afro-fluminense (2009, de Matthias Assunção e Hebe Mattos), com a presença dos autores e dos grupos de Jongo de Pinheiral e do Bracuí, na Livraria da Travessa do CCBB. Entrada franca.
SERVIÇO
4º FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DE PESQUISA SOBRE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO MODERNA-Tema: Cultura, Diáspora e Cidadania
Centro Cultural Banco do Brasil,
Local: Cinema II | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Telefone: (21-3808-2020)
Data: 25 de abril de 2011
Horário: de 10h às 19h
Entrada franca.
Metrô: Uruguaiana
Facilidades para deficientes