FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lançamento do Livro "Marília de Dirceu. A Musa, a Inconfidência e a Vida em Ouro Preto no Século XVIII"

Maria Dorothea Joaquina de Seixas se tornou figura emblemática pelos versos escritos por seu grande admirador, o poeta símbolo do Arcadismo, Thomaz Antônio Gonzaga (1744-1810), na obra Marília de Dirceu. Muito do que se sabe sobre essa musa inspiradora consta nas palavras do poeta que, entre decassílabos e redondilhas, homenageou a força dessa mulher fascinante. Baseada na biografia histórica Maria Dorothea – A musa revelada, de Alexandre Ibañez, a Editora Gutenberg apresenta agora uma nova face dessa importante personagem de nossa história, no romance biográfico Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII, escrito por Staël Gontijo.


Tendo como pano de fundo a Inconfidência Mineira, a obra busca mostrar outra face desta mulher marcante, à frente de seu tempo, que sofreu – e superou – os preconceitos de sua época: o sexual, como uma mulher que viveu 85 anos de um século que se pautou pelo machismo; o social, como noiva de um inconfidente, e depois como solteirona reclusa em seu mundo de perdas; e o religioso que a confinou à solidão de uma vida casta. Passando por cima de tudo isso, realizou com dignidade rara uma ascensão estável naquela sociedade paternalista e foi considerada uma celebridade de quem até o imperador quis beijar a mão.

A história tão misteriosa de Maria Dorothea se perdeu entre a tradição oral e a dúvida se não era apenas uma lenda, já que não existem diários ou documentos de fontes primárias que provem sua existência. Diante do obstáculo da escassez de dados, a autora mergulha no pequeno vilarejo de Vila Rica, como ela explica na introdução ao livro: “Ao moldar versos à pesquisa histórica, encontrei uma Vila Rica pululante, onde pude ouvir o trote dos cavalos adentrando nas vielas; as carruagens rangendo desesperadas na fuga de ladrões sedentos de ouro. Caminhei por praças abarrotadas de sinhás em seda e tafetá, refresquei-me em chafarizes ornados de escravas buliçosas. Senti os aromas pitorescos do fogão a lenha, aquecido pela marcação dos sinos. Lastimei o açoite de escravos ao raiar do dia, e os segredos de alcova que as noites encobriam”.



Debruçando-se em uma sociedade que chegou a ser comparada com Londres e França de sua época, Staël Gontijo nos encanta com a complexidade desta personagem em um relato claro e verdadeiro sobre o caráter e a evolução pessoal da mineira que ganhou uma das mais apaixonadas poesias de todos os tempos.
Lançamento do livro "Marília de Dirceu"
Data: 28 de abril
Horário: às 11h
Local: Café com Letras - rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi
Entrada franca