FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

Lançamento do Livro "A Ontologia Axiológica de Louis Lavelle"



Acadêmicos Tarcísio Padilha, Alfredo Bosi e Marco Lucchesi autografam livros sobre a obra do filósofo francês Louis Lavelle

Os Acadêmicos Tarcísio Padilha, Alfredo Bosi e Marco Lucchesi autografam, terça-feira, dia 17 de abril, às 18h30min, no Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro) da Academia Brasileira de Letras, livros sobre o filósofo francês Louis Lavelle. De Tarcísio Padilha, com prefácio de Marco Lucchesi, será apresentado ao público o livro A Ontologia Axiológica de Louis Lavelle, da Editora É Realizações. Na oportunidade, serão apresentadas também as edições em português de duas obras de Lavelle: A presença total, com prefácio de Tarcísio Padilha; e O erro de Narciso, com prefácio do Acadêmico Alfredo Bosi. O público terá acesso ainda a dois inéditos de Lavelle e a alguns ensaios sobre o filósofo e metafísico francês de autoria de Tarcísio Padilha.
Saiba mais
Tarcísio Padilha
Tarcísio Padilha é o quinto ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério. É membro fundador, conselheiro e membro honorário da Association Louis Lavelle, de Paris. Nasceu no Rio de Janeiro e começou sua formação fundamental no Grupo Escolar D. Pedro II, em Petrópolis. É bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da PUC-RJ; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Louis Lavelle
O filósofo e metafísico francês Louis Lavelle nasceu em St. Martin de Villeréal, no dia 15 de julho de 1883, e morreu em Parranquet, no dia 1 de setembro de 1951. Sua magnum opus é La Dialectique de l'éternel présent, uma obra metafísica em quatro volumes: De l'Être (1928), De l'Acte (1937), Du Temps et de l'Eternité (1945) e De l'Âme Humaine (1951). Entre outros, a obra de Lavelle inclui os seguintes livros: La dialectique du monde sensible: Lu perception visuelle de la profondeur (1921), La conscience de soi (1933), La présence totale (1934), L'Erreur de Narcisse (1939), Le Mal et la Souffrance (1940), La Parole et l'Écriture (1947) e Les puissances du Moi (1948).