FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de abril de 2012

Mostra Documentários Premiados 2012

O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)


De 23 a 27 de abril, segunda a sexta às 19h, o Centro de Cultura Belo Horizonte (CCBH) apresenta a Mostra Documentários Premiados. A entrada é franca.
Os filmes escolhidos são alguns dos mais significativos documentários brasileiros e possuem vasta premiação em festivais nacionais e internacionais.
Dia 23 de abril
segunda-feira às 19h
O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos), de Paulo Sacramento
SP, 2004, Doc, Cor, 123 min.
O sistema carcerário brasileiro visto de dentro: um ano antes da desativação da Casa de detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.
Dia 24 de abril
terça-feira às 19h
Tudo é Brasil, de Rogério Sganzerla
RJ, 1997, Doc, PB, 82 min.
Semi-documentário que traz a tona a história secreta do filme “It´s All True”, dirigido e rodado no Brasil por Orson Welles, em 1942. Retrata o cotidiano dos negros, o subúrbio carioca, os jangadeiros de Fortaleza e revela o encanto que o cineasta adquiriu ao conhecer a cultura e a criatividade do povo brasileiro.
Dia 25 de abril
quarta-feira , 19h
A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo
RJ, 2000, Doc, Cor/PB, 91 min.
Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela – o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.
Dia 26 de abril
quinta-feira, 19h
Edifício Master, de Eduardo Coutinho
RJ, 2002, Doc, Cor, 110 min.
Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a uma esquina da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar – são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Trinta e sete delas contam suas próprias histórias: há os contentes, os iludidos, os desiludidos, os esperançosos, os sinceros, os desamparados, os felizes, os vencedores, os austeros, os doces, os tristes, os desempregados, os honrados, os esquecidos, os talentosos, os estrangeiros, os ressentidos, os enamorados. Edifício Master é um filme de histórias, de vidas.
Dia 27 de abril
sexta-feira às 19h
No Rio das Amazonas, de Ricardo Dias
SP, 1995, Doc, Cor, 76 min.
Uma viagem pela Amazônia, de Belém a Manaus. O filme tem a participação do naturalista Paulo Vanzolini e trata particularmente da ecologia da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do Baixo Amazonas.
23 a 27 de abril de 2012
Segunda a sexta às 19h
Local: Centro de Cultura Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1.149, Centro
Entrada free
Informações para o público: (31) 3277-4384