FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Retrospectiva "Eliseu Visconti: A Modernidade Antecipada"



Abre ao público, a partir das 10h, no Museu Nacional de Belas Artes (2219-8474), a retrospectiva “Eliseu Visconti: A modernidade antecipada”, com 250 obras de um dos mais importantes artistas atuantes no Brasil em fins do século XIX e início do século XX.


No Ano do Momento Itália-Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Eliseu Visconti – A modernidade antecipada, com cerca de 250 obras, entre pinturas, desenhos, cerâmica e documentos. A exposição celebra o ano da Itália no Brasil e pela primeira vez reúne um conjunto significativo da obra de Eliseu Visconti (Salerno, Itália 1866 – Rio de Janeiro, RJ, 1944), todas realizadas entre 1890 a 1940.


Chegado ao Brasil ainda criança com a família, Visconti inicia sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, para depois ingressar na Academia Imperial de Belas Artes em 1885. Vencedor de uma bolsa de estudo, ele viaja para Paris, onde entra em contato com as correntes modernas da virada do século, como o simbolismo, o art nouveau e o impressionismo. Regressa ao Brasil em 1900 e destaca-se pelo papel fundamental que exerce ao introduzir elementos de renovação formal nas artes plásticas do país. Eliseu Visconti pode ser considerado um marco divisório da pintura brasileira, entre a lição proveniente da Academia Imperial de Belas Artes e a modernização das artes no país.


.
Esta é a segunda exposição de Eliseu Visconti na Pinacoteca do Estado. A primeira aconteceu em outubro de 2008 e destacou o pioneirismo e a importância de Visconti como designer e artista gráfico que, influenciado pela Arte Nouveau, produziu uma série de projetos de arte decorativa e aplicada à indústria.


Serão exibidos, além das pinturas pelas quais é mais conhecido, desenhos, cerâmicas e documentos. Um dos pontos altos é o conjunto de 25 autorretratos, dos 40 que Visconti produziu.


O objetivo da exposição, que tem curadoria dos historiadores de arte Rafael Cardoso e Mirian Seraphim e de Tobias S. Visconti, neto do artista, é mostrar como Visconti (1866-1944), que se iniciou na pintura no Liceu de Artes e Ofícios e passou pela Academia Imperial de Belas- Artes, foi um agente capital da modernização da arte brasileira.



MuseuNacional de Belas Artes, Rio de Janeiro-RJ
Quando:28 de março de 2012 à 17 de junho de 2012