FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 17 de abril de 2012

Terceira Edição BH Choro




A sede da Funarte MG será o cenário de uma verdadeira festa em comemoração ao Dia Nacional do Choro no domingo, 22 de abril, a partir das 11h. Trata-se da 3ª edição do Festival BH Choro que contará com shows gratuitos de Acir Antão, Sarau Brasileiro, Flor de Abacate, Ausier Vinicius, Quem não Chora não Mama, Clube do Choro de Belo Horizonte. Além dos convidados especiais: Silvério Pontes (RJ) e Waldir Silva (MG).
O Dia Nacional do Choro é oficialmente celebrado em 23 de abril, data de nascimento de Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha.
Surgido no século XIX, por volta de 1870, ano em que Joaquim Antônio da Silva Calado, considerado um dos precursores do choro, montou o grupo O Choro de Calado. Heitor Villa-Lobos definiu o choro como “a verdadeira encarnação da alma brasileira”. O gênero surgiu no Rio de Janeiro, nos bailes da alta sociedade, onde músicos brasileiros adaptavam o repertório que chegava da Europa, principalmente de polca, xote, valsa e tango.
O evento contará com praça de alimentação.
Conheça as atrações:
Silvério Pontes
Silvério Pontes é o único trompetista brasileiro da atualidade que se dedica ao Choro e já acompanhou artistas importantes da MPB como Tim Maia, Luís Melodia e outros tantos.
Waldir Silva
Lançou 29 LPs e nove CDS, entre eles “Tangos e Boleros”, com o qual recebeu o “Disco de Ouro”, da gravadora Movieplay. Em 2010 lançou o CD “Os mais belos tangos e boleros”.
Acir Antão
Apresentador do programa A hora do coroa, na Rádio Itatiaia AM e FM, que se tornou sucesso regional, o veterano radialista acabou se juntando ao grupo Sarau Brasileiro, como cantor, para a realização de bailes que são sucesso na cidade.
Sarau Brasileiro
Formado na década de 1980, o grupo Sarau Brasileiro reúne Geraldo Alvarenga (violão) e Hélio Pereira (bandolim e trombone), entre outros integrantes. O repertório dos instrumentistas inclui Cartola, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Ari Barroso. Em 1998, foi premiado com o Troféu Pró-Música e, ao longo de sua trajetória, acompanhou artistas, como Waldir Silva e Emilinha Borba.
Flor de Abacate
Formado por Sílvio Carlos (violão 7 cordas e direção musical), Rubim (Bandolim), Marcos Flávio (trombone), Dudu Braga (cavaco) e Ramon Braga (percussão), o quinteto apresenta a música instrumental brasileira, com destaque para o choro, sempre com interpretações e arranjos inusitados de composições próprias e de autores consagrados.
Ausier Vinicius
Ausier Vinícius é um dos grandes nomes do choro em Belo Horizonte e fundou o Pedacinhos do Céu Bar Musical em homenagem ao mestre, Waldir de Azevedo, divulgando o ritmo, além de permitir o acesso ao acervo composto por obras ligadas à Música Popular Brasileira.
Clube do Choro de Belo Horizonte
Fundado em 2006, o Clube do Choro de Belo Horizonte vem desenvolvendo estudos e promovendo apresentações do gênero, contribuindo, em muito, para a divulgação e manutenção do choro na capital.
A formação eclética, dos componentes do grupo musical, resulta em apresentações nas quais sempre estão presentes o choro contemporâneo e o mais tradicional, mistura capaz de agradar a todos.
Quem não Chora não Mama
Mozart Secundino é acompanhado por Humberto Junqueira (violão de 7 cordas), Marcos Frederico (bandolim), Alaécio Martins (trombone), Zito (pandeiro) e Zé Carlos (cavaquinho).
Um dos fundadores do Clube do Choro, Mozart, um jovem senhor de quase noventa anos, une o passado (tocava eventualmente no regional da Rádio Guarani) e presente (toca hoje em dia com a maioria de músicos com idade para serem seus netos) e, deve ser, talvez, o chorão mais conhecido, admirado e querido da capital.
22 de abril de 2012
Domingo a partir das 11h
Abertura do portão às 11h e apresentações musicais a partir de 12h com encerramento às 17h
Horário: Distribuição de senhas a partir de 10h
Local: Sede da Funarte MG
Rua Januária 68, Floresta
Entrada free