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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Artigos: Neuroeducação


Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos [1]
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência [2]
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
A neuroeducação é um campo muito recente sob esse nome, mas o conceito e as publicações iniciais que tentaram construir uma ponte entre a neurociência e a educação foram feitas por Herbert Henry Donaldson (1857-1938), um neurologista, que escreveu um livro em 1895 intitulado The Growth of the Brain: A Study of the Nervous System in Relation to Education' (O Crescimento da Cérebro: Um Estudo do Sistema Nervoso em Relação à educação, e Reuben Post Halleck (1859-1936), um educador, que escreveu em 1896 um livro intitulado 'The Education of the Central Nervous System: A Study of Foundations, Especially of Sensory and Motor Training' (A Educação do Sistema Nervoso Central: Um Estudo de Fundações, em Especial do Treinamento Sensorial e Motor)

A idéia de neuroprogramar dificuldades pessoais surgiu na medida em que foram surgindo novos estudos sobre a inteligência.

A Neuroeducação foi desenvolvida pensando em tornar mais fácil e prazeroso o ato de aprender, de eliminar incapacidades e expandir conhecimentos. Tem como objetivo dignificar o ser humano, reorganizando as matrizes de inteligência do seu sistema mental com ferramentas do modelo de intervenção, desenvolvido para este fim.

A Neuroaprendizagem é um ato normal que o cérebro pratica toda a vez que recebe uma nova informação/experiência, formando assim o Mapa Holográfico de cada indivíduo. O Mapa Holográfico nada mais é que a representação interna da realidade de cada um de nós, pois cada ser é único em suas experiências, em suas vivências, desta forma não existe um Mapa igual ao outro.

Podemos dizer que somos compostos por partes, uma identidade que nasce quando se forma um circuito neural. Os circuitos neurais se formam a partir de uma experiência de referência, que somatizam quando acionadas.

Portanto, o trabalho do Neuroeducador é atuar no mapa holográfico cerebral do cliente, modificando a programação dos decodificadores, ajustando-os para funcionarem “em excelência”, expandindo o nível de compreensão da realidade e a expressão de suas capacidades em talentos naturais.