FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 13 de maio de 2012

Artigos: Tópicos sobre Crescimento Populacional





1. Aspectos gerais do crescimento populacional no mundo desenvolvido e subdesenvolvido. (Causas da redução do crescimento vegetativo)
O crescimento demográfico não é o mesmo para todos países, em geral é bem maior nas áreas de fraca industrialização e grande população rural, e é bem menor nas áreas bastante industrializadas e de grande população urbana. Em outras palavras os países e as regiões mais desenvolvidas crescem populacionalmente bem menos que os subdesenvolvidos.
Países desenvolvidos - Predominam neste grupo de países baixas taxas de crescimento vegetativo, usualmente próximo a zero ou até mesmo negativo caso do continente europeu. A implicação econômica está na baixa capacidade de reposição populacional em diferentes faixas de idade.
Países subdesenvolvidos - Já neste grupo Predominam elevadas taxas de crescimento vegetativo  com tendência a redução. 
Causas da redução do crescimento vegetativo:
  • Crescimento urbano: elevado custo (benefício da criação de filhos em áreas urbanas).
  • Emancipação feminina, seguida das melhoras dos coeficientes educacionais.
  • Casamentos tardios.
  • Difusão dos contraceptivos.


2. Características gerais e o contexto histórico das teorias demográficas

Teoria malthusiana - Malthus preveu um forte crescimento populacional que não seria acompanhado pelo aumento da produção de alimentos, segundo ele a produção de alimentos cresceria numa PA enquanto na realidade crescera numa PG, ele não poderia prever a tecnologia na agricultura pois estava em plena revolução industrial.
Teoria Neomalthusiana - Alarmista teoria contemporânea ao pós querra de base ideológica Capitalista.
Base teórica: as elevadas taxas de crescimento populacional de 3° mundo traz como reflexo e conseqüência o elevado grau de subdesenvolvimento econômico e a situação de miséria e fome.
Teoria da transição demográfica: Alguns estudiosos apresentaram esta teoria para explicar os fenômenos relativos ao crescimento populacional mundial: as taxas de crescimento vegetativo de alguns países desenvolvidos estavam muito baixas próximo a zero e nos não desenvolvidos havia uma clara tendência de crescimento acelerado, algo como explosão populacional.
Teoria Marxista: ideológica socialista Atribui forte pressão sobre os recursos naturais não renováveis se caso permaneça as elevadas taxas de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos. Para tanto deve ser aplicado o conceito de desenvolvimento sustentável è a capacidade de crescimento econômico.


3. Características da estrutura etária nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O que é transição demográfica e quais países se enquadram

A estrutura etária é um importante indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico do país. Por exemplo:Estrutura etária com elevado predomínio de adultos e idosos é característica de países de maior desenvolvimento socioeconômico. Estrutura etária com predomínio de população jovem caracteriza países com menor desenvolvimento socioeconômico.
Países Desenvolvidos - A base da pirâmide é estreita sendo reflexo das baixas taxas de natalidade e fecundidade. O impacto econômico está na baixa reposição das faixas etárias. A parte intermediária é predominante, a população ativa também com tendência a redução, o ápice é ligeiramente largo, continuamente em expansão, sendo reflexo da elevada expectativa de vida.
Países subdesenvolvidos - Base larga sendo reflexo das elevadas taxas de natalidade, sendo determinante na prevalência de jovens. A parte intermediária tende a crescer em decorrência do envelhecimento dos jovens. Em muitos países ainda não é predominante o ápice estreito reflexo da baixa expectativa de vida.










Transição demográfica consiste em uma sucessão de fases pelas quais uma população passa à medida que entra no que chamamos de modernidade, isto é uma sociedade agrária tradicional transforma-se numa sociedade moderna, industrial e urbana.
NPIS – Novos Países industrializados, devido as mudanças industriais: Brasil, México, África do Sul, Argentina, China e Coréia onde a redução do crescimento vegetativo contribuiu consideravelmente a elevada prevalência de jovens. O aumento da expectativa de vida contribuiu para o crescimento da prevalência de idosos.
O gráfico abaixo apresenta a transição demográfica brasileira:

Transição da população brasileira



4. Características gerais, problemas, impactos e perspectivas do uso das pricipais matrizes energéticas e ( Hidrelétrica, Nuclear e ternuclear)

Os recursos energéticos podem ser divididos em 2 grandes grupos : os renováveis (energia hidráulica,eólica, solar o carvão vegetal e o álcool) e os não-renováveis (energia nuclear, gás natural, petróleo e carvão mineral)
As usinas hidrelétricas respondem por 18% da energia elétrica global, são responsáveis pelo fornecimento de 50% da eletricidade em 63 paises e por 90% em outros 23 entre eles o Brasil.                 
  • Pró: são uma fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, e barata.
  • Contra: exigem grande investimento inicial na construção de barragens, podem ter a operação prejudicada por falta de chuvas.
Energia nuclear apesar da chiadeira dos ambientalistas é a terceira maior fonte de geração de eletricidade. Havia 438 usinas nucleares em operação no ano de 2001.
  • Pró: as reservas de combustível nuclear são abundantes: não emite poluentes e o avanço tecnológico tornou as usinas mais seguras.
  • Contra: A usina exige grande investimento demora pra entrar em operação e produz lixo radioativo. Sofre o estigma de acidentes, como o de Chernobyl (desenvolvimento sustentável- criar condições de um desenvolvimento econômico sem exaurir os recursos naturais)