FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

EXPOPHARMA 2012




A Expo Pharma reúne, anualmente, indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para farmácias e drogarias. O objetivo principal é estabelecer um canal de comunicação com as farmácias, afim de promover o desenvolvimento do varejo farma.
O evento atrai um público altamente qualificado, composto por proprietários de lojas, gestores de rede, compradores, farmacêuticos, agentes de saúde e profissionais técnicos que atuam no varejo farma, alimentar e perfumaria, interessados em buscar no evento as principais empresas fornecedoras do setor para a realização de negócios.
A Feira Expo Pharma acontecerá, com seus 5.000m², nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2012, das 13 às 21h, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O Centro de Convenções tem sua localização privilegiada com sua proximidade dos aeroportos.
Além disso, possui um ambiente totalmente climatizado e estacionamento coberto. 

O 4° Congresso Científico do Varejo Farmacêutico irá reunir em um único espaço profissionais de destaque nacional e internacional que abordarão como tema central: “Cenários e Tendências na Assistência Farmacêutica  ao  Paciente  Idoso”. 
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Participação das maiores autoridades internacionais, como:
Dr. Manuel Jésus Machuca Gonzáles (Espanha) e Dr. Jorge Manuel Gonçalves Aperta (Portugal)

COMISSÃO CIENTÍFICA
-Dr. Marcus Athila
Conselheiro efetivo CRF - RJ mandato 2012-2015. Membro Titular da Academia Brasileira de Farmácia Militar - ABRAFARM. Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio  de Janeiro - AFAERJ 2010-1013. Coordenador Técnico do Congresso Científico Expo Pharma 2012.
-Drª. Ana Paula Queiroz
Conselheira federal efetiva-CFF mandato 2012-2015. Membro Titular da Acad. Brasil. de Farm. Militar – ABRAFARM. Membro eleito da Diretoria SBRAFH-RJ 2012/2013. Membro eleito da Diretoria AFAERJ 2010/2013. Atualmente exercendo a Chefia da SCFA/HEMORIO desde 2001.
-Drª. Aline Napp
Membro Titular da cadeira nº 58 da Acad. Brasil. de Farm. Militar – ABRAFARM. Membro da diretoria da ANFARMAG ocupando desde 1999 os cargos de tesoureira, Presidente e atualmente reeleita Vice-Presidente 2011/2013. Atual Conselheira efetiva CRF-RJ 2010/2013. Tesoureira da AFAERJ 2010-2013.
DIA 16/05
10h às 12
-  Abertura com palestra internacional:
Gestão Integral: Um desafio para paciente polimedicados
Dr. Manuel Machuca - Doutorado em Farmácia e Mestre em promoção da saúde e apoio psicossocial ao paciente pela Univers. de Sevilha. Também cursou Farmacoterapia na Univers. de Granada, Farmacovigilância e Estudos Pós-comercialização de Drogas na Univers. de Sevilha, e obteve diploma em Atenção Farmacêutica da Univers. de Minnesota (EUA). Dirigiu quatro teses de doutorado e é autor de livros e artigos cientificos. Consultor da Organização Mundial da Saúde sobre o tema "Atenção Farmacêutica em Hipertensão" e presidente da Organização dos Farmacêuticos Ibero-Latinoamericanos (OFIL) no biênio 2010-2012.

14h às 16h

- Farmacoterapia voltada ao paciente idoso
Dr. Paulo César Hamdan -  Médico reumatologista e fisiatra,  especialista em Medicina do Esporte e do Exercício, e em Ciências da Performance Humana. Presidente eleito para o biênio 2012-2014 da Sociedade de Medicina do Esporte e do Exercício do Rio de Janeiro. Membro da Câmara Técnica de Medicina do Esporte e do Exercício do CREMERJ. Professor do Curso de Pós Graduação em Medicina do Esporte e do Exercício da UVA. Chefe do Departamento Médico do Bangu Atlético Clube. Diretor Médico da clínica CORF.

16h às 18h

- Atendimento qualificado ao paciente idoso
Dr. Renato Veras - Diretor da UnATI/UERJ.

DIA 17/05
10h às 12

-  Assistência ao idoso – Uma janela de oportunidade
Dr. Jorge Aperta - Licenciatura em Farmácia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade  de  Lisboa e mestre em Gestão de Unidades de saúde, pela UBI. Especialista em Farmácia Hospitalar, pela Ordem dos Farmacêuticos e chefe dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Sousa Martins – Guarda, desde 1995, onde é assessor da Carreira Técnica Superior de Saúde – Ramo Farmácia. Também é monitor da cadeira de Farmacologia na Faculdade de Medicina na  Universidade da Beira Interior, e da cadeira de Farmacologia da Infecção.

14h às 16h

- Prevenções a hipertensão, dislipidemias e diabetes no idoso
Dra. Sonia Silva Prado - Mestre em Ciências Cardiovasculares - UFF

16h às 18h

- Aconselhamento ao paciente idoso
Dr. Tarcisio Palhano  -  Farmacêutico-bioquímico pela UFRN.  Professor-adjunto da disciplina Farmácia Clínica e orientador do Estágio Supervisionado Farmacêutico, no curso de Farmácia, da mesma universidade. Especialista em Farmácia Clínica pela Univers. do Chile, tendo realizado estágios em farmácias de diversos hospitais da França. Implantou o 1º Serviço de Farmácia Clínica e o 1º Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil, no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal/RN.

DIA 18/05
10h às 12h

- Assistência farmacêutica ao idoso: Uma abordagem multiprofissional

Drª. Maria Rita Carvalho Garbi Novaes - Farmacêutica, possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFMS e é mestre em Química pela Univers. de Brasília. Fez doutorado em Ciências da Saúde pela Univers. de Brasília e pós-doutorado em Ética em Pesquisa Clínica pela Univers. do Chile. Cursos de aperfeiçoamento nas Universidades do Chile, da Flórida (EUA), na Espanha, no Panamá e nos Institutos Hyogo (Japão) e de La Vega (Peru). Atualmente é farmacêutica hospitalar da Fundação Hospitalar/Secretaria de Saúde do DF; professora do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde/FEPECS/GDF; coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da SES/DF; pesquisadora e orientadora nos Programas de Mestrado e Doutorado em Nutrição Humana, e em Ciências da Saúde da UnB.


14h às 16h

- A importância da atividade física como fator de prevenção a enfermidades

Dr. Estélio Dantas -  Possui licenciatura plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército, é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestre em Educação Física pela UFRJ, mestre em Educação pela UERJ  e doutor em Educação Física pela UERJ. É presidente da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da UNIRIO. É professor convidado da Universidad Católica de Murcia (Espanha), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e da Universidad de la República (Uruguai). Autor de 20 livros, artigos científicos e trabalhos em anais de congressos.
16h às 18h

- O segredo da longevidade