FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro 2012





O Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro está comemorando 10 anos de sucesso. Nesses anos, centenas de espetáculos se apresentaram no Teatro Princesa Isabel, diversos talentos foram revelados e muitos foram premiados com o Troféu Arlequim.
Em 2012, o Festival chega à sua décima edição trazendo uma grande novidade: a mostra especial de teatro, que contará com a participação das principais companhias teatrais brasileiras no Teatro João Caetano.  A mostra especial acontecerá entre os dias 02 e 13 de maio e vai anteceder a já tradicional mostra competitiva, que será realizada a partir do dia 15 de maio, no Teatro Princesa Isabel. A inscrições são gratuitas para as duas mostras e podem ser realizadas através do site.
Como sempre, após a apresentação de todos os espetáculos, teremos uma grande solenidade de premiação, onde os grandes talentos do Festival serão premiados com o Troféu Arlequim. Além disso, o melhor espetáculo de cada categoria será premiado com 1 mês de despesas pagas no Teatro Princesa Isabel, o que pode significar o início de uma grande temporada de sucesso para o espetáculo.
O Festival sempre teve o objetivo de promover o teatro e fazer com que essa arte não seja esquecida pelos novos públicos. Durante os últimos 10 anos, o Festival cumpriu com esse objetivo graças aos grandes artistas que participaram com seus espetáculos. 

Confira a programação desta semana:

Terça-feira (24/05), às 21h
"Proibido para menores" (Não recomendado para menores de 14 anos, 70 min)
Texto: Coletivo Arte em Foco. Direção: Eder Martins. Com André Vilela, Bruno Elias, Eder Martins, Fábio Gozzi, Larissa Cruz, Roberta Marcelino.
Um espetáculo musicado que mostra períodos da transição entre a adolescência e a fase adulta sob a ótica do jovem cartunista Leo que dá inicio a criação do quadrinho "Proibido para menores".

Quarta-feira (25/05), às 21h
"As diferenças" (Não recomendado para menores de 16 anos, 120 min)
Texto e direção: Otávio Moreira. Com Anderson Harry, Anderson Abreu, Erika Santos, Fernanda Suzart, Cleber Silva, Hislany Midon, Hudson Batista, Juliana Javanholi, Juliana Falcão, Mary Villela, Milene Léoker, Widson Ramos, Renata Suzart,Otávio Moreira, Vanielle Bethânia, Vandré Nascimento, Raphael Picollo, Pablo Santos, Alan Ribeiro, Elisa Xavier, Sérgio Luiz, Juliana do Carmo, Reginaldo Gonçalves, Wallace Oliveira.
A peça é contada em quatro atos que se dividem em épocas distintas (1930/40, 1950/60, 1970/80, 1990/até os dias atuais) e são retratados fatos, modos e costumes da sociedade, como o comportamento e evolução da mulher. 

Quinta-feira (26/05), às 21h
"Álbum de família" (Não recomendado para menores de 18 anos, 85 min)
Texto: Nelson Rodrigues. Direção: Jorge Farjalla. Com Alisson Joenck, Anna Machado, Bárbara Mariah, Elea Mercurio, Ipojucan Dias, Jaqueline Farias, Jorge Farjalla, Lu Mendonça, Raphaela Tafuri, Ursula Carine Cabral de Mello, V. Murici, Wesley Aguiar.
Para encenar a obra de Nelson Rodrigues, a companhia de teatro criou como cenário um corredor de terra vermelha dividido em três espaços: o sofá, onde estarão presentes todos os personagens, o quarto da mulher grávida, onde ela sofre as dores do parto, e a sala da fazenda.

Sexta-feira (27/05), às 21h (Não recomendado para menores de 18 anos, 80 min)
"O Pelicano"
Texto: August Strindberg. Direção: Marcelo de Barros. Com Vera Monteiro, Bruno Araujo, Leonardo Arena, Kim Kamberlly, Ana Hayss.
Quando o pai morre, a família começa a viver uma forte decadência financeira, o que acaba culminando em uma necessidade de reaproximação afetiva entre todos os seus membros.