FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador



A História do Dia do Trabalho no Brasil têm o seu início do séc. XX, alguns tipos de agremiações de trabalhadores eram bastante comuns, porém não tinham muita representatividade política, devido a incipiente industrialização que havia até o começo da chamada Era Vargas.
Inicialmente influenciados pelas teorias anarquistas e, mais tarde, pela ideologia comunista, os movimentos operários foram sendo gradualmente dissolvidos, principalmente após Getúlio Vargas assumir o poder em 1930. A partir daí, os trabalhadores das zonas urbanas começaram a sofrer a influência do então chamado "trabalhismo", um tipo de ideologia que não pregava o fim capitalismo como sistema econômico, mas sim o triunfo do capital, colaborando para isso com o seu trabalho.
A propaganda do regime getulista utilizou o trabalhismo como um instrumento de controle das massas, o que acabou marcando uma linha divisória na maneira pela qual os brasileiros comemoravam o dia do trabalho.
Se antes de Getúlio, a comemoração era marcada pelos protestos e críticas as estruturas socioeconômicas dominantes, depois de Getúlio as comemorações adquiriram um tom mais festivo, com festas populares e desfiles.
Atualmente, embora a Era Vargas já tenha finalizado há mais de 60 anos, essa tendência se mantém e o dia do trabalho é comemorado como uma grande festa no Brasil, com shows musicais de grandes nomes da música popular e outros eventos do gênero.
A história do Dia do Trabalho começa no dia 1ª de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos. Mais de 500 mil trabalhadores protestaram nas ruas da cidade para pedir a redução da jornada laboral para 8 horas. Naquele tempo, a jornada era de 16 horas.
Após várias manifestações, que se estenderam a outros países, solidários com a causa, algumas mortes, prisões e julgamentos, os trabalhadores conseguiram seus direitos. O processo durou quatro anos. Mas a jornada laboral de 8 horas foi oficializada, assim como o dia 1º de maio como o Dia do Trabalhador.
Na Europa a data é a mesma. Em Portugal, só começou a ser celebrada em maio de 1974. Até então, durante a ditadura do Estado Novo, qualquer manifestação era reprimida. No Brasil, a comemoração tomou outro rumo a partir da Era Vargas.
Atualmente, o Dia do Trabalho tem diferentes significados para cada país, mas ainda simboliza a luta contra o poder opressor.