FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 1 de maio de 2012

II Edição do Símbio




Arquitetura, audiovisual, design, artes plásticas, poesia, multimídia e programação são algumas das áreas contempladas na 2ª edição do Simbio, projeto idealizado pelo diretor artístico Jeff Santos. A abordagem de temas contemporâneos com a arte colaborativa, simbiose artística e a preocupação na capacitação constante de público e profissionais de Arte Contemporânea resultou em ricas instalações, expostas entre os dias 25 de abril e 13 de maio, no Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes.
O projeto envolve artistas destacados no cenário mineiro e que apresentam potencial para dialogar com outras artes, saindo, assim, do lugar comum. São seis artistas de diferentes áreas e cada um selecionou dois ou três colaboradores de campo diferente daqueles em que atuam para desenvolver as instalações.
Binho Barreto (design) apresenta “Começo e Meio Sem Fim”, com Eurico Fernandes (desenhista industrial) e Guilherme Lessa (dramaturgo e roteirista). A ideia de um início implicar necessariamente em um fim é colocada à prova. O começo estaria ligado ao passado, ao referencial em nossa memória; o meio é quase imperceptível e o fim pertence ao futuro, ao campo da projeção, nada pode ser estabelecido, exceto a expectativa.
Carlos Teixeira (arquitetura) apresenta “Enxertos”, com Fernando Maculan (designer) e Leonardo Costa Braga (artista fotógrafo). Investigação sobre a passagem do tempo em um jardim, explora a natureza como processo de resistências e resignações, fricções e atrações, crescimento e rejeição.
Clarissa Campolina (audiovisual) apresenta “Elétrica”, com O Grivo (música), Joana Hardy (arquitetura, design e cenografia) e Antônio Valladares (arquiteto). Escultura sonora que nasce no espaço interno da galeria e avança para o exterior, construindo um lugar de repouso e observação. Rede-banco feita de fios de alta tensão que, aliada ao som constante e incomum, potencializa a estranheza e a sensação de deslocamento causada pela interferência na arquitetura.
Felipe Turcheti (multimídia e programação) apresenta “Relatividade Geral”, com Pedro Veneroso (artista visual) e Tiago Mata Machado (cinema). A busca pela liberdade de expressão na internet, representada pela estrutura que fixa no teto do espaço uma impressora conectada à internet para receber e imprimir mensagens específicas, imediatamente destruídas por um desfragmentador de papel. Então, uma rede de ventiladores, instalada no chão, espalha a notícia, simulando uma chuva de papel, retratando o cenário tempestivo em que vivemos.
Julia Panadés (poesia) apresenta “Poemia Contagiosa”, com Gilda Quintão (figurinista), Pablo Lobato (cinema) e Mariana Hardy (designer gráfica). Conjunto de quatro trabalhos: “Vestido de Palavra”, escultura de tecido de Gilda Quintão, dentro dele é possível ver o avesso dos bordados feitos ao longo da exposição, por meio da ação “Borda”, de Julia Panadés; “Dizer em Silêncio”, videoinstalação em parceria com Pablo Lobato e “Poemia Contagiosa”, impresso criado com Mariana Hardy, seleção de desenhos e poemas, distribuído ao longo da exposição.
Raquel Schembri (artista plástica) apresenta “Trama”, com Dragana Branković (artista plástica), Ricardo Portilho (artista visual/designer gráfico) e Marcio Shimabukuro (artista visual/ desenhista industrial). Feita de bandeirinhas de crochê, semelhantes às bandeirinhas de festa junina, será desmanchada durante a exposição, revelando um índice do efêmero. A produção envolveu artesãs de Belo Horizonte, Macacos, Vila de Santo Antônio, na Bahia e Bela Crkva, na Sérvia. A destruição/transfiguração permite novas leituras, olhares, potências e sentidos para a obra.
A 2ª edição do Simbio integra o Programa Vivo arte.mov e tem o apoio institucional da Fundação Clóvis Salgado. Realização Mercado Moderno.
De 25 de abril a 13 de maio de 2012
Terça a sábado, de 09h30 às 21 horas; domingo, de 16 às 21 horas
Local:
Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro.
Entrada free
Classificação etária: Livre
Informações: (31) 3236 7400