FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

II Seminário África Diversa



Valorizar e difundir as culturas afro-brasileira e africana, por meio de apresentações culturais e atividades literárias. Esse é um dos objetivos do projeto África Diversa, cuja segunda edição, ocorre no Rio de Janeiro, de 20 a 25 de maio.


O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e oferecerá, durante cinco dias, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (coração da Praça XI – conhecida como Pequena África; reduto por excelência dos negros brasileiros), um seminário educativo com oficinas, cursos, palestras e debates com escritores, pesquisadores e artistas que trabalham com estes temas. 

Apresentações artísticas diárias e lançamento de livros também integram a programação. O evento tem como objetivo a formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de temas sobre cultura afro-brasileira e africana. Todos os eventos têm entrada gratuita.

Milton Teixeira, Luiz Carlos Prestes Filho, Reginaldo Prandi, Joel Rufino dos Santos, Hassane Kouyaté, Tânia Andrade Lima e Ondjaki. Esses são alguns dos artistas e escritores que realizam um trabalho de excelência com cultura africana e afro-brasileira e que ministrarão palestras, minicursos e oficinas no seminário. As inscrições devem ser feitas no site www.africadiversa.com.br. Haverá minicursos sobre griôs, danças populares maranhenses, maracatu, contos afro-cubanos e orixás, além de contação de histórias.

“O projeto atende à necessidade de formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de questões ligadas à cultura afro-brasileira e africana. Nossos palestrantes, que possuem larga experiência nos temas, terão o desafio de trazer novas questões, olhares e reflexões sobre a formação de identidade, a diversidade cultural, a relação entre tradição e contemporaneidade, o diálogo África-Brasil e, sobretudo, a importância da transmissão oral nestas sociedades”, explica a curadora do África Diversa, Daniele Ramalho.

A programação tem início às 10h do domingo (20), na Praia de Copacabana, com a apresentação do grupo folclórico do Maranhão ‘Boi Brilho de Lucas’. Às 15h, a ‘Roda de Tambor de Crioula’, também do Maranhão, se apresentará na Praça XV.

Na manhã seguinte (21), no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, haverá a abertura oficial com o Secretário Municipal de Cultura Emilio Kalil (às 9h), dando início ao seminário e às atividades artísticas, como mostra de filmes, shows (Baile Black com DJ Marcello B Groove e show de BNegão), contação de histórias e teatro adulto. 

Serão também apresentados os espetáculos “The Island”, da Cia do griô Hassane Kouyaté, Deux Temps Trois Mouvements (Dois Tempos Três Movimentos), no dia 24, às 18h, e “Besouro Cordão de Ouro”, no dia 25, às 20h, com a direção de João das Neves. 

As atividades terão certificado de participação para quem se inscrever através página do projeto: http://www.africadiversa.com.br/


20/05 Domingo
10h às 11h
Boi Brilho de Lucas (próximo ao Forte de Copacabana)
15h às 16h
Roda de Tambor de Crioula - com Juliana Manhães e grupo As Três Marias/RJ (Praça Quinze)

programação do Centro Municipal das Artes
Calouste Gulbenkian

21/05 Segunda
9h
Apresentação das Caixeiras do Divino
9h30
Abertura Oficial com a presença do Secretário Municipal de Cultura Emilio Kalil
10h às 11h30
Palestra "A formação da Pequena África na Cidade Nova e sua consolidação como centro de produção de cultura popular do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX" - Palestrantes: Milton Teixeira e Luiz Carlos Prestes Filho. Mediação: Camila Soares
13h30 às 15h
Palestra "Mitologia dos orixás: tempo mítico e renascimento" - Palestrante: Reginaldo Prandi. Interlocução: Cristina Warth
15h30 às 17h
Homenagem a Joel Rufino dos Santos - Palestrante e Mediação: Cristina Warth
17h às 18h
Mostra de FIlmes com Clementino Jr. do Cineclube Atlântico Negro
18h às 19h
Baile Black com DJ MBgroove
19h às 20h
Show do músico BNegão
22/05 Terça
9h às 12h
Mini-cursos
13h30 às 16h30
Oficinas
14h às 17h
Vídeos / Galeria 1
16h30 às 17h30
Contação de Histórias "A Pequena África" com Verônica Santos
19h às 20h
Palestra: O Griot na África Contemporânea com Hassane Kassi Kouyaté
23/05 Quarta
9h às 12h
Mini-cursos
13h30 às 16h30
Oficinas
14h às 17hVídeos / Galeria 1
16h30 às 17h30
Filme
18h às 19h
Apresentação / Contos Afro Cubanos para adultos com Corália Rodrigues
24/05 Quinta
9h às 12h
Mini-cursos
13h30 às 16h30
Oficinas
14h às 17hVídeos / Galeria 1
16h30 às 17h30
Palestra: A caneta é a arma do pioneiro: reflexões sobre infância e imaginação - Palestrante: Ondjaki (Angola)
18h às 19h
Espetáculo teatral "The Island" - Direção: Hassane Kouyaté (Burkina Faso)
25/05 Sexta
9h às 12h
Mini-cursos
13h30 às 16h30
Oficinas
14h às 17hVídeos / Galeria 1
16h30 às 18h
Palestra: O Cais do Valongo - Palestrante: Tânia Andrade Lima. Apresentação: COMDEDINE / Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro
18h30 às 19h30
Apresentação das Crianças da Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio
20h às 21h
Espetáculo teatral "Besouro Cordão de Ouro" - Direção: João das Neves



Serviço:

Seminário África Diversa
De 21 a 25 de maio.
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI
Entrada franca