FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

IV Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte


O Programa Juventude Transformando com Arte nasceu a partir do reconhecimento de que a arte e a cultura podem ser valiosos instrumentos de transformação social.  Diversas experiências artísticas e sociais de todos os cantos do país foram tomadas como referência. Muitas delas, possuidoras de metodologias reconhecidas nacionalmente e até internacionalmente, tanto por suas ações sociais quanto pela qualidade que se destaca no meio artístico. Esses grupos exercem grande poder de atração – em especial sobre jovens – abrindo portas para processos de construção de identidade, criação de laços afetivos e o desenvolvimento de novas alternativas de inserção e luta por  direitos e cidadania.
Essas iniciativas, presentes tanto em centros urbanos e periferias, quanto  em cidades de pequeno porte e em áreas rurais,  não raramente abrem oportunidades de capacitação e trabalho para os jovens, além de propiciar formas de geração de renda para os grupos, as organizações e para as comunidades envolvidas.  Esses componentes, unidos à energia e à determinação juvenil, são capazes de mudar a realidade social de uma comunidade.
Em locais onde as perspectivas são escassas, essas iniciativas acabam exercendo também a função de aumentar a autoestima dos participantes e criar uma maior identificação com o país, estimulando estes jovens brasileiros  a lutarem por uma realidade melhor, junto a políticas públicas voltadas para a juventude.



A Mostra Brasil é um evento artístico que reúne apresentações de grupos e projetos de diversas regiões do Brasil que utilizam a arte como meio de transformação social.
O evento acontece a cada dois anos em um teatro tradicional da cidade do Rio de Janeiro. Além das apresentações de espetáculos de dança, música, circo, teatro e mistura de linguagens, a Mostra Brasil tem como atividades paralelas o “Seminário Juventude Cultura e Desenvolvimento”, oficinas artísticas, visitas de intercâmbio e atividades culturais que visam a ampliação de saberes, formação e troca de experiências entre jovens e artistas profissionais.
Espetáculos
A proposta da Mostra é misturar grupos estreantes e experientes de diferentes regiões do país, que trabalhem com expressões artísticas diversas: música, circo, dança, poesia, teatro, tradições populares etc. Os curadores da Mostra Brasil fazem a seleção de grupos e espetáculos levando em conta a qualidade e a diversidade de linguagens artísticas. Os grupos convidados têm a chance de mostrar o trabalho que realizam e ainda fazer parte de um grande espetáculo que propõe a interação entre seus integrantes e demais artistas profissionais envolvidos na Mostra.
As noites de espetáculo são dirigidas por profissionais atuantes no meio artístico e contam com condições técnicas de qualidade e a estrutura de um grande teatro, com entrada franca para o público.
Oficinas
A troca de experiências e saberes é um dos focos principais da Mostra Brasil. Durante este evento, diversas oficinas são oferecidas aos jovens possibilitando a experimentação de novas linguagens artísticas e o aprimoramento da prática no meio social, artístico e cultural.
Visitas de Intercâmbios
A visita a projetos sociais do Rio de Janeiro reconhecidos por sua atuação nas áreas de arte, cultura e transformação social é uma ação de intercâmbio da Mostra que possibilita aos jovens participantes uma compreensão mais ampla de como este trabalho de referência se dá. Observar de perto a comunidade de atuação do projeto, e o diálogo com seus integrantes, vem se mostrando uma forma enriquecedora de troca de saberes.
Visitas Culturais
Os jovens participantes da Mostra Brasil são convidados a visitas guiadas a centro culturais da cidade do Rio de Janeiro, em geral, envolvendo exposições de artes plásticas ou a entrada gratuita em espetáculos teatrais ou shows em cartaz na cidade,   
Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento
Um dos desdobramentos mais importantes que a Mostra Brasil possibilita é a produção de reflexão através de debates em torno dos temas juventude, arte e cultura, e transformação social. O seminário reúne jovens, profissionais de projetos sociais e do meio artístico, além de outras pessoas interessadas no tema. O seminário é aberto ao público.
Exposições
Além do foco nas artes cênicas através dos espetáculos noturnos, há também um espaço na Mostra Brasil para as artes visuais, que varia entre exposições de artes plásticas, fotos, vídeo, novas tecnologias e ainda intervenções urbanas de graffiti.
Participações dos Jovens
A proposta da Mostra Brasil é de integrar os jovens em diversas etapas da realização do evento. A participação dos jovens em debates, produção, espetáculos, além das áreas de comunicação e divulgação da Mostra, faz com que esta seja uma realização deles e não apenas “para” eles. Esta participação é também uma oportunidade de desenvolvimento profissional e novos contatos de trabalho para os que estão começando a atuar no meio artístico.
Registros
Todas as atividades da Mostra Brasil são registradas em foto e vídeo, gerando um importante material para a continuidade do trabalho dos grupos e para enriquecimento de seu acervo de materiais de comunicação.
Como Participar
A pergunta sobre como participar da Mostra Brasil tem sido freqüente. A seleção, no entanto, não é pública. Todos os participantes são convidados a partir de uma seleção feita pelo Grupo de Curadores, criado a cada edição da Mostra Brasil. Os critérios das escolhas são os seguintes: misturar grupos estreantes com profissionais mais experientes; agregar expressões artísticas que apresentem linguagens variadas entre si; apostar em trabalhos de qualidade. Além de grupos identificados pelos próprios curadores, esta seleção considera ainda as indicações do Grupo Consultivo, composto por profissionais, de diversas regiões do país, que são referências nas áreas de arte e cultura, juventude e transformação social. Esta estrutura tem como objetivo garantir a qualidade e ampliar a representação da diversidade regional e de linguagem dos espetáculos, além de abrir espaço para novos grupos a cada Mostra Brasil.