FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 19 de maio de 2012

Lançamento do Mapeamento Preliminar e Política Pública para a Diversidade Cultural e do Livro "Pensar e Agir com a Cultura: Desafios da Gestão Cultural"

mapeamento

Evento aberto ao público será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Diversidade Cultural



No próximo dia 21 de maio, o Observatório da DiversidadeCultural (ODC) lançará a pesquisa Mapeamento preliminar de políticas públicas para a diversidade e o livro Pensar e Agir com aCultura: desafios da gestão cultural. O evento será realizado em comemoração ao Dia Internacional da DiversidadeCultural (21/05).
O ODC é uma organização não-governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores. O objetivo é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade nas vertentes: Formação, Informação, Pesquisa e Consultoria. O evento aberto ao público, com entrada gratuita, acontece no Sesc Palladium, das 19h30 às 21h30.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da primeira etapa da pesquisa, incluindo mapas e conjunto de análises. A intenção é tornar públicos dados e análises preliminares, assim como demonstrar a importância da qualidade de indicadores e informações para a cultura e como estas podem orientar a atuação do poder público e sociedade civil, servindo de referência para a promoção da diversidade de expressões, em processos de concepção e organização de projetos e programas.

width=223

A pesquisa foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo àCulturade Belo Horizonte, modalidade Fundo de ProjetosCulturais. O lançamento faz parte da contrapartida do ODC, acordada com a Fundação Municipal deCultura(FMC), de projeto contemplado pelo Fundo Municipal deCultura(FMC). O evento inaugura parceria entre ODC e Sesc Palladium.

Gestão cultural
O livro Pensar e Agir com aCultura: desafios da gestão cultural reúne olhares diversos sobre a questão na perspectiva da proteção e promoção da diversidade, como afirma o coordenador do ODC, antropólogo e doutor em Comunicação eCultura pela UFRJ,José Márcio Barros, em um dos textos: Diversidade cultural e gestão são expressões que, longe de revelarem consenso e homogeneidade, nos remetem ao campo das ambiguidades e contradições com que pensamos e nomeamos nossas diferenças e nossos modos de geri-las.

A publicação é composta, ainda, por artigos de Isaura Botelho (Doutora emAçãoCulturalpela USP e consultora de PolíticasCulturais),MariaHelena Cunha (Mestre em Educação/UFMG e gestora cultural), Enrique Saravia (Professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/RJ), José Oliveira Junior (Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação e supervisor de Pesquisa e Projetos do ODC), Fayga Moreira (Doutoranda do Programa Multidisciplinar emCulturae Sociedade/UFBA), Gustavo Jardim (Fundador e gestor do coletivo independente DuRolo Filmes), Paula Ziviani (Doutoranda em Comunicação Social/UFMG) eLucianaCaminha (Especialista em BensCulturais,Cultura, Economia eGestão/ FGV-SP e produtora cultural).
O livro tem patrocínio da Arcellor Mittal por meio da Lei Estadual de Incentivo àCulturae conta com a parceria da Fundação Clóvis Salgado, UEMG, Fapemig, PUC Minas, Usiminas e Fundação ArcelorMittal Brasil.

Mapeamento
A primeira fase da pesquisa Mapeamento preliminar de políticas públicas para a diversidade teve o objetivo de mapear políticas públicas gerenciadas pelo município de Belo Horizonte, para identificar os impactos dessas políticas na proteção e promoção da diversidade de expressões culturais nas nove regiões da cidade. Uma das atividades foi a construção do Mapa de observatórios atuantes na área cultural, tendo em vista sua contribuição para a pesquisa de políticas públicas do setor. Mais de 30 observatórios foram identificados. No Mapa, estão listadas as instituições que possuem sede e cujos sites estão atualizados. Dentre eles, observatórios que desenvolvem ações ligadas à educação, comunicação, cultura afro-brasileira e cultura popular.

Ao analisar programas e projetos promovidos pela FMC, a proposta contribui para definição de indicadores de diversidade cultural e cidadania, atuando de forma complementar a outras duas pesquisas, em desenvolvimento pelo ODC, para mapeamento de programas e projetos promovidos por instituições e grupos artísticos e culturais. Integram a equipe os coordenadoresJosé Márcio Barrose José Oliveira