FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 5 de maio de 2012

Seminário Serrano de Economia Criativa



Evento mostrará aos empreendedores da região como transformar criatividade e inovação em motores de desenvolvimento econômico

Empresários, profissionais liberais e líderes de todos os setores produtivos da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro terão a rara oportunidade de conhecer de perto as visões e experiências de vários experts, conhecidos mundialmente, dos segmentos de Moda, Audiovisual, Música, Turismo, Gastronomia, Publicidade, Eventos e Entretenimento. O encontro será realizado durante o Seminário Serrano de Economia Criativa, nos dias 10 e 11 de maio de 2012, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. O Seminário Serrano de Economia Criativa tem por principal objetivo inserir e ajudar a fomentar a Economia Criativa na Região Serrana, sendo dessa forma uma estratégia promissora para o desenvolvimento regional. De forma resumida, podemos definir a Economia Criativa como o conjunto de todas as atividades em que o elemento central da formação de preço do produto, ou do serviço, está ancorado na capacidade inventiva ou criativa do negócio. No evento, será possível identificar e articular os agentes produtivos, orientando-os para mercados a partir das vocações regionais, criando indicadores específicos de desenvolvimento dos segmentos, buscando consolidar cadeias produtivas na Região Serrana.

Mercado audiovisual: rico potencial de negócios para TVs e produtoras

Uma das palestras mais esperadas pelos empresários que participarão do Seminário Serrano de Economia Criativa, que ainda se encontra com as inscrições abertas aos interessados, é a do profissional mundialmente conhecido no setor audiovisual, Steve Solot, fundador e presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC), e presidente da Rio Film Commission. Steve abordará o tema "Mercado audiovisual e potencial de negócios para TVs e produtoras". Segundo especialistas, o mercado audiovisual apresenta enorme tendência de crescimento no Brasil e no Mundo e a cada dia que passa estão sendo criadas mais oportunidades de agrupamento e planejamento dos setores produtivos da Região Serrana, assim, o Seminário Serrano de Economia Criativa apresenta-se como uma dessas ricas oportunidades de planejamento para o setor. Para Marcos Falconi, diretor técnico da TVC Canal 16 de Petrópolis, o mercado audiovisual da Região Serrana tem um potencial que ainda não foi descoberto. “Ainda existe desconhecimento por parte dos profissionais da área sobre as leis de incentivo ao audiovisual, implementadas pelo Governo Federal. Além disso, a programação das emissoras e rádios não explora o verdadeiro potencial da região”, destaca Falconi. O trabalho de Marcos Falconi, em Petrópolis, é um bom exemplo de Economia Criativa no mercado audiovisual. O engenheiro, com especialidade em telecomunicações, tem em seu currículo criações interessantes como uma unidade móvel de transmissão televisiva para eventos externos, com autonomia de energia para a transmissão ao vivo de até quatro horas de programação. Isso tudo montado em um container de lixo, que foi adaptado para ser esse poderoso equipamento de difusão de informação e cultura. Também está na lista de criações de Falconi um motolink, em que um transmissor é acoplado a uma motocicleta, onde o piloto e o câmera ficam de costas um para o outro, e são captadas imagens ao vivo de eventos. Outra criação de Marcos Falconi é um helicóptero de 1,60m, movido por controle remoto, que tem uma câmera fixada no aeromodelo, em que um cinegrafista faz todo o controle do equipamento em terra. O dispositivo foi usado com sucesso na transmissão dos festejos de Carnaval desse ano, em Petrópolis. Segundo Falconi, que já trabalhou em 58 rádios e oito emissoras de TV, todos esses eventos visam a melhor transmissão possível para o público de Petrópolis e mais 200 mil telespectadores dos distritos vizinhos.

Vale a pena ressaltar que o audiovisual é apontado como o mais importante de todos os segmentos que atuam com a Economia Criativa, uma vez que a comunicação audiovisual está presente em praticamente todos os negócios formais ou informais que existem, e o seu desenvolvimento passará a ser condição inquestionável para todos os modelos de produção em um futuro bem próximo.

É preciso olhar além das montanhas para se fomentar a atividade audiovisual

Segundo Dwaldo Ghizi, apresentador do programa Espaço Empreendedor, da Luau TV, em Nova Friburgo, há muito tempo ouve falar e acompanha o potencial de crescimento audiovisual na Região Serrana. Contudo, esse mercado precisa se organizar, afirma Dwaldo. “É preciso, sem dúvida, de um núcleo para os profissionais de audiovisual formarem uma unidade, se tornarem mais fortes e serem mais valorizados”, destaca o administrador de empresas com especialidade em Marketing. Para Dwaldo, é o momento de olhar o audiovisual além das montanhas, e vice-versa, porque o profissional da região também precisa ser notado pelo trabalho que faz aqui. “Não podemos somente ser exportadores de talentos de audiovisual, podemos ser conhecidos também por fazermos um bom trabalho com os profissionais que temos, mas precisamos de união e visibilidade, por isso o Seminário de Economia Criativa é tão importante”, destaca o apresentador, que já passou pela TV Globo, SBT, e também é dono de uma empresa de consultoria, comunicação, planejamento, marketing e planejamento.

Desafio do audiovisual é conhecer o cliente do cliente

Outro olhar interessante sobre o audiovisual na Região Serrana é apontado por Nathan dos Santos, responsável pelo Marketing/Comercial do jornal Diário de Teresópolis e pelo Diário TV Canal 4, da mesma empresa. “O desafio do audiovisual é conhecer o cliente do cliente, que é o público. Isso gera resultados concretos. Isso tem que ser feito por meio pesquisas, que não são realizadas. Atualmente o mercado de Teresópolis se baseia no mero “achômetro”, conta Nathan. “O fator sensacional desse Seminário é o fato de ser uma oportunidade de união dos setores, de vários segmentos diferentes, mas seguindo o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento concreto da Região Serrana”, enaltece Nathan. Apesar dos sinais positivos que se formam no horizonte do audiovisual na Região Serrana, a realidade é um pouco cruel para alguns profissionais desse setor. Muitos acabam não se dedicando ao que se sentem inclinados como profissão, isso pela impossibilidade de sobreviverem financeiramente disso. Profissionais vão em busca de melhores oportunidades fora da Região Serrana

Conforme destaca Marcelo Faria de Castro, dono da produtora Replay Vídeo, em Nova Friburgo, que realiza filmes publicitários, eventos e transmissão de shows, apesar de o mercado audiovisual contar com faculdades para a formação de profissionais para a área, a mão de obra qualificada ainda é um grande problema, pois, os profissionais formados vão em busca de melhores oportunidades fora da Região Serrana. “A questão salarial é um entrave, o mercado não apresenta remunerações compatíveis com o que os profissionais esperam quando se deparam com a realidade. Precisamos de projetos, de mais atuação”, afirma Marcelo.

Dessa forma, apesar dos problemas e esperanças apresentados no mercado audiovisual, o setor é fundamental e considerado o alavancador das Economias Criativas e de outros tipos de produção. Com o audiovisual bem definido e planejado, o produto ou serviço pode ganhar o diferencial necessário para sua evolução. Logo, o audiovisual é a ferramenta básica de divulgação das culturas produzidas em qualquer local e possui uma gigantesca capacidade de transbordamento de riquezas, e será um dos temas do Seminário Serrano de Economia Criativa, como já destacado. O evento é uma realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) e Lausanne. Tem como patrocinadores APEXBRASIL, SEBRAE-RJ e Concessionária Energisa, e conta com os apoiadores: Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf e Universidade Estácio de Sá.

As inscrições ainda podem ser feitas nos seguintes locais: Nova Friburgo - Acianf (22) 2522-1145 e Sebrae (22) 2523-69-08; Cordeiro - Aciacor (22) 2551-1220; Petrópolis - Sebrae (24) 2237-0062; Teresópolis – Aciat (21)2643-2770. Outras informações: (22) 2533-1228 (Nova Friburgo) ou pelo site: www.serracriativa.com.br.