FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de julho de 2012

Mostra Comemorativa "Galeria Virgilio"



Imagens: divulgação



A Galeria Virgilio abre a mostra comemorativa Galeria Virgilio – 10 anos no dia 13 de junho, terça-feira, às 20 horas. A grande coletiva tem curadoria de Douglas de Freitas e ocupa todos os espaços expositivos da galeria com cerca de 60 obras de 32 artistas. São pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, objetos, vídeos e instalação, muitas delas inéditas ou jamais expostas comercialmente.

Participam da coletiva: Alberto Bitar, Amália Giacomini, Ana Brengel, Ana Sario, Armando Queiroz, Biassino Gesualdi, Claudio Matsuno, Deborah Paiva, Denise Milan, Diego Belda, Diogo de Moraes, Fábio Okamoto, Fernando Burjato, Fernando Vilela, Ilana Liechtenstein, João Paulo Leite, Júnior Suci, Luciano Zanette, Marcelo Comparini, Marcelo Solá, Martinho Patrício, Mônica Rubinho, Osmar Pinheiro, Paulo Jares, Rafael Pagatini, Renata Pedrosa, Reynaldo Candia, Rosana Paulino, Sidney Philocreon, Solon Ribeiro e Tatiana Ferraz.

Considerando o volume, a diversidade da produção ou mesmo o número de artistas em questão, Douglas evitou usar obras de acervou ou mesmo fazer um recorte específico, debruçando-se sobre portifólios recentes e visitando ateliês para fazer suas escolhas. “Mais que uma simples reunião de obras dos artistas da Virgilio, esta exposição traz a possibilidade de se estabelecer um diálogo entre produções distintas, apresentando trabalhos inéditos ou emblemáticos da produção desses artistas”, atesta o jovem curador.


Primeira década

Ao longo dos dez anos de atividade, a Galeria Virgilio realizou mais de 150 exposições, por onde passaram aproximadamente 300 artistas, participou de feiras nacionais e internacionais. Direcionada para a produção de jovens artistas contemporâneos e artistas que surgiram principalmente a partir dos anos 80 que consolidaram presença no cenário da arte contemporânea brasileira. Dirigida por Izabel Pinheiro, casada com o artista plástico Osmar Pinheiro, falecido do em 2006, a galeria se insere no circuito paulistano e brasileiro como referência genética de uma talentosa geração de criadores. Prolífica, a galeria Virgílio se une ao centro cultural b_arco dirigidos pelos filhos, um espaço cultural hoje de referencia de produção de conhecimento e cultura. A Virgílio se unindo ao centro cultural b_arco tem como objetivo não apenas uma relação comercial, mas também educativa e institucional, buscando uma sinergia com profissionais das áreas de cinema, fotografia, filosofia, literatura, artes cênicas e performáticas. 



Galeria Virgilio – 10 anos, exposição coletiva 
Abertura: 13 de junho, quarta-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 14 de junho a 15 de julho de 2012
Local: Galeria Virgilio
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426
CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo - SP
Telefone: (55 11) 2373 2999
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h
Entrada franca e livre