FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Avenida Das Artes Rio de Janeiro 2012



Cidade Jardim recebe a “Avenida das artes”

Evento, inédito no Rio, reúne artes, literatura, música e entretenimento na região da Barra da Tijuca

No dia 24 de novembro, o evento “Avenida das Artes” chega à região da Barra da Tijuca. Ao longo de 200 metros da Avenida Vice-presidente José de Alencar, no condomínio Cidade Jardim, o público poderá usufruir de um inédito evento cultural que reúne diversas formas de expressão artística durante uma tarde inteira. O projeto, com uma programação diversificada que atrai todas as idades, leva a assinatura da RJZ Cyrela e da Carvalho Hosken e propõe uma mudança do espaço urbano e a valorização de diferentes manifestações artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

O formato do “Avenida das artes”  foi inspirado no evento surgido em Paris onde flores e plantas em torno dos Arcos do Triunfo sempre serviram de cenário, ao ar livre, para eventos culturais. Anos depois, nasceu o “Promenade Chandon Paris”, que acabou inspirando o “Promenade Chandon São Paulo”, na Oscar Freire. Logo após surgiu o “Avant Gabriel” e “Rua Verde”, ambos também em São Paulo.  Em sua primeira versão carioca, a “Avenida das artes” conta com atrações especiais, que vão do clássico ao popular, em uma festa ao ar livre em que são esperadas mais de duas mil pessoas.  

A Orquestra Sinfônica Brasileira marca presença em um concerto-aula ministrado pelo seu Grupo de Cordas, onde pessoas de todas as idades poderão conhecer um pouco mais sobre os instrumentos e universo da música clássica.  O “Posto de Música” ainda terá como atração o saxofonista Ademir Leão, artista de rua conhecido por tocar no Largo da Carioca, e um show de MPB infantil com o músico Maurício Miranda.

Durante o evento, a arte de rua estará representada por grandes artistas. Marcelo Eco, um dos primeiros grafiteiros do Rio, irá comandar uma oficina e um workshop para que crianças e adultos possam conhecer um pouco mais do mundo do grafite. Com a assinatura do Unicirco, do artista Marcos Frota, será oferecida uma oficina de malabares com exposição de técnicas de malabarismos com experimentação para todas as idades. Cerca de 10 artistas plásticos, expositores de espaços tradicionais como a Feira da Praça do Ó, na Barra da Tijuca, e da Feira Hippie, em Ipanema, também estarão com seus quadros de diversos temas e estilos para apreciação do público.  Exibição de estátuas vivas irá compor o “Posto Artes com Vida”.

O “Avenida das artes” terá ainda um grande espaço destinado à caricatura. A Oficina de Desenho Netto Caricaturista, estará com uma equipe de profissionais fazendo caricaturas gratuitas. Já os pequenos poderão se divertir no espaço infantil com piscina de bolas e pula-pula. Balões de gás serão distribuídos para a criançada, que também terão a oportunidade de aprender a arte milenar japonesa com a oficina de origami.

A literatura não fica de fora e estará representada pela livraria Blooks, que além de livros, apresentará parte de seu valioso acervo de discos e DVDs. Nomeada de Café Literário, uma área reservada aos debates receberá profissionais renomados de diversas áreas para uma tarde de troca de ideias sobre os mais diversos temas, como: “A educação através do entretenimento: Um desafio aos pais”; “Tendências da moda contemporânea”; “Como investir em obras de arte sem gastar muito dinheiro”; “Sucesso musical, uma parceria entre produtores e artistas”; “Grandes vendas e muitos fãs: Novas perspectivas da literatura de entretenimento”.  O encerramento, às 18h, conta com o lançamento do livro “Espelho de Nagazã”, de Dynion Golau.

SERVIÇO:

Data: 24 de novembro
Horário: 13h às 19h
Local: Condomínio Cidade Jardim - Av. Vice-presidente José Alencar – Barra da Tijuca.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
13h – Artistas de rua – saxofonista Ademir Leão
15h – MPB Infantil – Maurício Miranda
17h- Concerto Aula Orquestra Sinfônica Brasileira

PROGRAMAÇÃO FIXA - De 13h às 19h
Oficina de grafite com Marcelo Eco
Oficina de malabares com Unicirco, do Marcos Frota
Oficina de Desenho André Brown
Exposição de obras de artistas plásticos da Praça do Ó (Barra da Tijuca) e da Feira Hippie (Ipanema)
Oficina de origami
Recreação infantil

PROGRAMAÇÃO Café Literário / debates:
13h – 13h45 – INFANTIL – “ A educação através do entretenimento: um desafio aos pais"
CONVIDADOS: Renata Moraes (pedagoga com especialização em meio ambiente) e Tereza Rocha (Criadora do “Roteirinho Carioca” baseado na dificuldade das pessoas em selecionar um programação cultural relevante para seus filhos).
14h – 14h45 – MODA - “Tendências da moda contemporânea"
CONVIDADOS: Mauro Meirelles (estilista)
15h – 15h45 – ARTES PLÁSTICAS – “Como investir em obras de arte sem gastar muito dinheiro”
CONVIDADOS: André Calazans (publicitário e consultor da galeria de pinturas e gravuras Artes Nossas Gravuras) e Vanessa Rosa (artista visual carioca).
16h – 16h45 – MÚSICA– “Sucesso musical, uma parceria entre produtores e artistas"
CONVIDADOS: Guto Graça Mello (compositor e produtor musical) e Victor Pozas (diretor musical).
17h – 17h45 – LITERATURA– “Grandes vendas e muitos fãs: novas perspectivas da literatura de entretenimento”
CONVIDADOS: Raphael Montes (escritor)
18h – Lançamento do livro “ESPELHO DE NAGAZÔ -  DYNION GOLAU