FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Encontro com o Autor. Otávio Júnior




Encontro com o autor recebe autor de ‘O Livreiro do Alemão’ em BH

O ator, produtor cultural e contador de histórias carioca Otávio Jr. conversa com o público
sobre seu livro. O evento, gratuito, acontece na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

Em sua terceira edição, o projeto Encontro com o autor convida o escritor Otávio Júnior para palestra e bate-papo sobre seu livro O Livreiro do Alemão(Panda Books, 2011). O autor recebe o público no dia 6 de novembro, terça-feira, às 17h30, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. As inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, podem ser feitas pelo site encontrocomoautor.blogspot.comOs primeiros cinquenta inscritos ganharão um exemplar do livro.

Otávio Junior sentiu amor à primeira vista pela literatura aos oito anos, quando viu o livro Don Gatón abandonado num lixão próximo ao campo de futebol que frequentava. Dali em diante, sua vida sempre esteve ligada às obras literárias. E definiu sua missão: fazer nascer em cada morador de uma das comunidades do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o gosto pela leitura. Assim, começou a juntar livros e emprestá-los aos vizinhos.

Há cinco anos ele coordena o projeto Ler é 10 – Leia favela, que conta com um acervo de 3 mil livros que ficam à disposição dos moradores das favelas do Alemão e da Penha. Até agora, 11 mil crianças já foram atendidas. Otávio Júnior participou do quadro “Agora ou nunca”, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Vencedor do prêmio máximo, ele destinou o valor ao projeto. Em dezembro de 2008, o escritor recebeu o prêmio “Faz diferença”, do jornal O Globo.

Barracoteca Hans Christian Andersen
Recém-inaugurada e ainda em fase de testes, a criação da barracoteca Hans Christian Andersen – a primeira biblioteca dos complexos da Penha e Alemão – é a realização de um antigo sonho de Otávio Júnior. Trata-se de um espaço para leitura e apresentações culturais. O próximo passo é investir na biblioteca móvel e percorrer as 22 comunidades da região, com o transporte de livros, estantes, barracas e cadeiras. A meta para 2012 é atender mais de 5 mil crianças.

Otávio Júnior
Nascido em 1983, no Rio de Janeiro, Otávio Júnior é ator, produtor cultural e contador de histórias. Com atuação no segmento de entretenimento infantil desde 1998, é fundador e coordenador-executivo do projeto Ler é 10 – Leia favela, em que desenvolve programas e atividades de promoção da leitura. Também escreve contos, roteiros de histórias em quadrinhos e poesias infantojuvenis.

Encontro com o autor
Viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto Encontro com o autor promove palestras e lançamento de livros e propõe a valorização e disseminação da leitura e escrita como práticas culturais. Os encontros pretendem estimular a discussão de temas sobre formação de leitores. As atividades acontecem na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte até o final de 2012. A programação é gratuita.

No dia 25 de junho, Encontro com o autor abriu sua série de eventos com a escritora colombiana Yolanda Reyes para o lançamento do livro Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação (Pulo do Gato, 2012). Na segunda edição do projeto, em 4 de setembro, foi a vez da poetisa e haicaísta paranaense Alice Ruiz receber o público para uma conversa sobre um de seus mais recentes livros, Jardim de Haijin (Iluminuras, 2010).

SERVIÇO

Encontro com o autor
Convidado: Otávio Júnior
Data: 06 de novembro de 2012, terça-feira, às 17h30
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH - Rua Carangola, 288 – Santo Antônio
Palestra: Inscrições pelo site encontrocomoautor.blogspot.comOs primeiros cinquenta inscritos receberão um exemplar do livro
Livro: O Livreiro do Alemão (Panda Books, 2011, 80 páginas, R$ 17,90)
Entrada Franca