FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Festival Internacional de Cinema Infantil 2012



O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) completa uma década de existência celebrando números expressivos, sendo a principal do gênero no país. Neste ano, reúne 100 filmes de 24 países, exibidos pela Rede Cinemark. Em Belo Horizonte, a programação inclui curtas, média e longa-metragens, brasileiros e internacionais e mostras especiais, de 01 a 11 de novembro, no Cinemark Pátio Savassi.

O FICI começou com apenas 15 filmes de nove países, sendo cinco do Brasil e já soma 450 filmes exibidos até 2011 e um público total superior a 1,2 milhão de espectadores. Em sua 10ª edição passou pelo Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Santos, Natal, Aracaju, Salvador e ocorre em BH e Brasília, simultaneamente. Crescimento visível também no Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que com o objetivo de estimular a produção de filmes nacionais, exibirá curtas-metragens voltados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas e premiará os melhores curtas de ficção e animação.

Entre as novidades dessa edição, a estreia de dois novos programas: a Sessão Contada, que receberá – durante a projeção de Keshu (Índia, 2009) e Tony 10 (Holanda, 2012) – um profissional da área artística para ler o filme em português enquanto ele é exibido, e a Conversa no Cinema, filmes recém-estreados seguidos de um papo entre o público e um membro da equipe do filme. O brasileiro 31 minutos, de Álvaro Diaz e Pedro Peirano, lançado em 2012, inaugura a programação.

No Programa Internacional, filmes inéditos especialmente dublados para o FICI, as produções franco-belga Zarafa (2012), a holandesa Alfie, o pequeno lobisomem (2011), Animações Fantásticas Dinamarquesas com os média-metragens Tigre e Tatuagem (2010) e O segredo da flor de gelo (2011). Os dois primeiros, Zarafa e Alfie, integram a sessão O Pequeno Jornalista, que após a exibição promove um debate entre um jornalista convidado e as crianças, que irão escrever sobre o filme em questão.

A sessão Dublagem ao vivo contará com os filmes holandeses “O homem mais forte da Holanda” e “A família Trom” e o indiano “O Circo”. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, permitindo à plateia acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores. Outro sucesso do FICI é O Pequeno Cientista, após a sessão, as crianças fazem experiências científicas sobre o tema abordado, orientadas por um cientista. O filme escolhido é “A Chave dos Campos”, sobre o mundo das plantas e dos pequenos animais.

Tem também uma segunda chance para conferir sucessos da telona: a seleção especial Se você ainda não viu, reunindo clássicos como “Zé Colméia – O Filme”; animações em 3D (“Piratas Pirados” e “Operação Presente”); os brasileiros “Uma professora muito maluquinha”, “Garoto cósmico” e “Eu e meu guarda-chuva” e o Especial Disney com “Valente”, “Frankenweenie”, “Procurando Nemo”, “Tinker Bell – O Segredo das Fadas” e “Carros 2”.

A tela na sala de aula
E, de 05 a 08 de novembro, programação especial convidando as escolas para irem ao cinema. Exibição de filmes de diversas nacionalidades, aproximando as crianças de produções e vertentes cinematográficas, que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir de parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Um convite para professores e alunos saírem da rotina e se divertirem juntos, descobrindo o que há de melhor em filmes infanto-juvenis. E na volta à sala, este “prazer pelo conhecimento” se prolonga nos comentários sobre o que foi visto para chegar aos objetivos do currículo escolar.

Festival de Cinema Infantil – FICI
De 01 a 11 de novembro de 2012
Sexta a domingo
Horário: no site http://www.fici.com.br
Local: Cinemark Pátio Savassi – Av. Do Contorno 6061. Nível L3. São Pedro
Entrada: R$ 8,00 (meia-entrada para todos)