FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Jornada Literária sobre D. Miguel Unamuno




ABL e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca realizam Jornada Literária sobre o filósofo espanhol Miguel de Unamuno

Academia Brasileira de Letras e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha, realizarão, com a participação de Acadêmicos, entre eles a Presidente da ABL, Ana Maria Machado, e escritores e autoridades espanholas, entre elas o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Gonzalo Gómez Dacal, Jornada Literária sobre o escritor, poeta e filósofo espanhol Miguel de Unamuno. O evento está programado para o dia 7 de novembro, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Centro, Rio de Janeiro. As conferências começarão às 14 horas e serão abertas ao público.

Da jornada participarão brasileiros e espanhóis integrados nas atividades programadas para todo o dia. A abertura terá a Presidente da Academia, Acadêmica Ana Maria Machado, responsável pela apresentação, juntamente com o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros, Doutor Gonzalo Gómez Dacal. A programação da jornada é a seguinte: 12 às 14 horas – Reunião de trabalho e almoço; 14 às 16 horas – Primeira sessão, coordenação do Acadêmico Evanildo Bechara, apresentação da Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, e do Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Doutor Gonzalo Gómez Dacal, e as participações da Professora Doutora María Isabel Toro Pascua e do Acadêmico Marco Lucchesi; das 16 às 17h30min – Segunda sessão, coordenação da Acadêmica Nélida Piñon e participações do Professor Doutor Gonzalo Gómez Dacal e do Acadêmico Eduardo Portella. O encerramento será logo a seguir.

Miguel de Unamuno y Jugo foi um escritor, poeta e filósofo espanhol. Nasceu em Ronda del Casco Viejo (Bilbao) e faleceu em Salamanca. É considerado a figura mais completa da Generación del 98, um grupo constituído por nomes como Antonio Machado, Azorín, Pío Baroja, Ramón del Valle-Inclán, Ramiro de Maetzu, Angel Ganivet, entre outros. Estudou na Universidade de Madri onde formou-se no curso de Filosofia e Letras e, mais tarde, obteve a cátedra de grego na Universidade de Salamanca. Dez anos depois, foi nomeado reitor da Universidade Salmantina. Destacou-se, também, pelos sucessivos ataques à monarquia de Afonso XIII, de Espanha. De 1926 a 1930, viveu no exílio, primeiro nas Ilhas Canárias e, depois, na França, de onde somente voltou depois da queda do General Primo de Rivera. Mais tarde, o General Francisco Franco afastou-o novamente da vida pública, por causa das críticas contundentes feitas ao General Millán Astray, acabando por passar seus últimos dias de vida numa casa em Salamanca.