FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mesa-Redonda "A Língua Portuguesa e sua Expansão Pelo Mundo"



ABL realiza mesa-redonda sobre o tema “A língua portuguesa e sua expansão no mundo”, com o Acadêmico, filólogo e lexicólogo Evanildo Bechara

Academia Brasileira de Letras realiza mesa-redonda sobre o tema “A língua portuguesa e sua expansão no mundo”, com o Acadêmico, filólogo e lexicólogo Evanildo Bechara. O evento, programado para o dia 04 de dezembro, terça-feira, às 16 horas, na Sala José de Alencar, na sede da Academia, à Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro, contará ainda com a participação da professora Sonia Netto Salomão, da Universidade de Roma “La Sapienza”. Entrada franca.
A mesa-redonda acontecerá poucos dias antes de entrar em vigor, no dia 1º de janeiro do ano que vem, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A data foi estabelecida pelo Decreto nº 6583, de 29 de setembro de 2008. Segundo o Acadêmico Evanildo Bechara, “muito antes do prazo, o acordo já se achava completamente adotado entre nós, graças ao apoio decisivo da maior parte da imprensa, das autoridades de ensino do país, e do magistério de todos os graus, ressalvadas poucas resistências de pequeno grupo de especialistas, escritores, de educadores e de jornalistas contrários a mudanças de hábitos ortográficos”.
Saiba mais
Quinto ocupante da Cadeira da nº 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, Evanildo Bechara, nascido no Recife em 1928, é professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino médio e fundamental. É também membro da Academia Brasileira de Filologia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Representa a ABL para a adoção e consolidação do Acordo Ortográfico.
Entre centenas de artigos, comunicações a congressos nacionais e internacionais, Bechara escreveu livros que já se tornaram clássicos pelas suas sucessivas edições. Foi eleito por um colegiado de educadores do Rio de Janeiro, com apoio da Folha Dirigida, uma das dez personalidades educacionais de 2004 e 2005. A convite da Nova Fronteira, integra o Conselho Editorial dos diversos volumes do Dicionário Caldas Aulete. Em 2005, foi nomeado membro do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro e da Comissão para a Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação.
Sonia Netto Salomão é titular da Cátedra de Língua, tradução e cultura portuguesa e brasileira na Universidade de Roma “La Sapienza”. É Doutora em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ensinou nos cursos de graduação e pós-graduação, de 1980 a 1992, e possui pós doutorado em Semiótica e História Literária, pela universidade “La Sapienza” de Roma. Nas suas pesquisas tem-se dedicado sobretudo à recuperação e à interpretação da memória artístico literária portuguesa e brasileira através da história das instituições e do estudo em chave filológica e lingüístico literária de textos dispersos em bibliotecas e arquivos.
Algumas publicações: Censores de pincenè e gravata: dois momentos da censura teatral no Brasil, Codecri, Rio de Janeiro, 1981; Tradição e invenção: a semiótica literária italiana, Ática, São Paulo, 1993; A. Vieira, Sermão da Sexagésima, com uma rara versão italiana de 1668, edição, introdução e notas, Senado Federal, Brasília, 1997; A. Vieira, Sermões italianos, edição, introdução e notas, Sette Città, Viterbo, 1998; A. Vieira, As lágrimas de Heráclito, edição, introdução e notas, Ed. 34, São Paulo, 2001; Da palavra ao texto, estudos linguísticos, filológicos, literários, Sette Città, Viterbo, 2004; Machado de Assis: dal “Morro do Livramento” alla Città delle Lettere, Viterbo, Sette Città, 2006.