FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 17 de novembro de 2012

Virada Impressionista no CCBB Rio



Cariocas e turistas já podem se preparar para a próxima virada impressionista. Neste final de semana, dias 17 e 18 (sábado e domingo), o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio – receberá o público por 36 horas ininterruptas, abrindo às 9h de sábado e fechando somente às 21h de domingo. Desta vez, além de visitar a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade, será possível assistir aos filmes da mostra Histórias do Impressionismo no Cinema, que terá sessões durante todo o evento, incluindo a madrugada, quando será exibido o clássico Moulin Rouge, de John Huston, à 1h30. Assim como a exposição, a mostra tem entrada franca. Para as sessões de cinema, as senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência.
Outra novidade desta segunda edição é o funcionamento do comércio dentro do CCBB. O café ficará aberto durante toda a noite, mantendo o serviço constante, bem como a Livraria da Travessa. A loja da exposição também vai funcionar para anteder os visitantes que quiserem levar suvenires para casa. No domingo pela manhã, das 7h às 11h, o restaurante Brasserie Brasil servirá um buffet de café da manhã, com cardápio especialmente montado para a ocasião.
Em outubro, no primeiro final de semana após a abertura da exposição, aconteceu a virada impressionista de estreia, quando mais de 20 mil pessoas passaram pelo CCBB Rio para visitar a mostra durante as 36 horas em que a instituição permaneceu aberta. Entre às 21h de sábado e às 9h de domingo, horário em que o centro cultural estaria fechado, mais de três mil pessoas circularam pelas salas de exposição. No Rio de Janeiro a mostra repete o sucesso de São Paulo, tendo atraído, nos primeiros 15 dias, 114.239 visitantes, com uma média de 8.788 pessoas por dia.

A exposição
Inaugurada no dia 22 de outubro, a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade traz pela primeira vez ao Brasil e à América Latina 85 peças do acervo do Museu d’Orsay – um dos mais visitado do mundo e detentor da maior coleção de pinturas impressionistas. A mostra apresenta um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista e ocupa integralmente o primeiro andar da instituição, podendo ser vista de forma continuada pelo visitante. O segundo andar dá espaço à cronologia do movimento, consulta bibliográfica e às atividades do CCBB Educativo. A rotunda do prédio abriga uma cenografia especial, criada pela brasileira Virgínia Fienga, arquiteta responsável pelo novo projeto do Museu d´Orsay.
Capital moderna por excelência, Paris atraiu os maiores artistas do século XIX, que pintaram sua paisagem e seu cotidiano sob diferentes perspectivas, atraídos ou repelidos por seu magnetismo. A cidade mo­tivou a expressão artística de Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Edouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec, entre outros. A exposição reúne trabalhos desses pintores: por um lado, aqueles cuja temática está ligada ao crescimen­to da cidade, à vida moderna, aos caminhos de ferro e às estações; por outro, obras que surgiram a partir de uma reação a este movimento, a fuga da cidade em busca de ambientes bucólicos.
A mostra tem curadoria de Caroline Mathieu, conservadora-chefe do Museu d’Orsay, Guy Cogeval, presidente do Mu­seu d’Orsay, e Pablo Jiménez Burillo, diretor geral do Instituto de Cultu­ra da Fundación MAPFRE, trazendo ao Brasil um conjunto inédito de obras emblemáticas do impressionismo que dará ao público a possibilidade de entender e conhecer melhor um dos mais importantes movimentos artísticos do século XIX. Organizada com obras do Museu d’Orsay, conta com a colaboração científica da própria instituição e da Fun­dación MAPFRE.

SERVIÇO

Virada Impressionista
17 e 18 de novembro
Virada Impressionista: o CCBB ficará aberto no dia 17 de novembro a partir das 9hs até às 21h de domingo, 18 de novembro.
Credenciamento através dos e-mails: adriane.constante@approach.com.br, ejoao.veiga@approach.com.br. Favor informar na mensagem o horário pretendido para a visita da equipe.

Histórias do Impressionismo no Cinema
Programação completa em anexo.
Entrada franca – senhas liberadas uma hora antes do início da sessão.
18h Sonhos (Dreams) 1990 Akira Kurosawa  120 min
20h Van Gogh – Vida e obra de um gênio (Vincent and Theo) 140 min
22h30  Paris adormecida (Paris Qui Dort) 1923 René Clair 35 min
23h15  Sede de viver (Lust for Life) 1956 Vincente Minell 122 min
1h30 – Sessão extra – Virada Impressionista – Moulin Rouge 1952  – John Huston  119 min