FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Editora FGV lança obra sobre as origens da nobreza brasileira

Nobrezas do Novo Mundo, de Ronald Raminelli, apresenta um balanço da produção historiográfica dedicada aos nobres radicados ou nascidos nas Américas hispânica e portuguesa. A obra — escrita com base em extensa pesquisa sobre manuscritos e impressos, além da produção acadêmica apresentada por historiadores portugueses, espanhóis, anglo-saxões, franceses e latino-americanos — contribui, de forma bastante original, ao tema das origens dos privilégios e das hierarquias nas Américas ibéricas.
Lançada pela Editora FGV, a obra analisa grupos distintos, embora tratados a partir do mesmo recorte temático. Na primeira parte do livro, as comparações entre os problemas históricos dedicados às Américas são evidenciadas quando o autor apresenta os resultados dos estudos sobre as tentativas de ingresso na nobreza ou manutenção dos privilégios efetuados por espanhóis, portugueses, crioulos e mazombos.
Em sua segunda parte, a obra aborda, através de documentação referente ao Brasil, as tentativas malogradas de enobrecimento por parte de índios, mulatos e pretos das capitanias da América Portuguesa e levanta a questão sobre a real existência de nobres no Brasil Colônia. O livro compara, ainda, os mecanismos de enobrecimentos do Brasil Colonial com os da América Espanhola. Nesse território existiam muitos membros da alta nobreza, pois os ricos podiam comprar títulos de conde e marquês, situação bem distinta do Brasil Colônia, onde tal ascensão social era impossível para os vassalos portugueses. Embora não fosse possível a compra, em momentos de guerra e carência de braços armados, sobretudo no século XVII, a coroa lusitana concedeu uma dezena de títulos de cavaleiro a caciques e prometeu outros tantos a negros e mulatos que raramente se tornavam nobres devido à cor da pele e à origem cativa, já que o racismo impedia que valorosos guerreiros ingressassem na nobreza colonial. De todo modo, mesmo brancos e considerados puros de sangue, os nobres da América jamais desfrutavam dos mesmos privilégios, honras e estabilidade que a nobreza europeia.
A noite de autógrafos está programada para o dia 19 de maio, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 – Rio de Janeiro, a partir das 19h. Mais informações sobre a obra no site da Editora.