FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Festival recebe uma das companhias circenses mais importantesda atualidade: a Cia Suno

Esse Monte de Mulher Palhaça – Festival Internacional de Comicidade Feminina recebe

“CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO”

O público poderá conferir um lúdico espetáculo circense de uma das companhias mais importantes da atualidade: a Cia Suno (SP).


Na próxima terça, o público carioca poderá conferir as peripécias de uma das companhias circenses mais importantes da atualidade: a Cia Suno. Ela apresentará o espetáculo “Carpinteiros em Domicílio” na 6ª edição do Festival Esse Monte de Mulher Palhaça, que acontece de 13 a 18 de agosto na Escola Nacional de Circo.

Neste espetáculo, os palhaços Fiorella e Sanduba chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998, em Santos, por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa na cidade.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção (Helena Figueira) e melhor ator coadjuvante (Ailton Guedes). Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Além de se dedicar à arte circense nestes 18 anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013,2014 e 2015), inserindo o universo do circo e da pesquisa cênica física da Cia. SUNO no carnaval Paulista. Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.



FICHA TÉCNICA
Direção Coletiva: Cia. SUNO
Elenco: Helena Figueira e Duba Becker
Figurinos, Cenografia e Acessórios: Helena Figueira
Materiais Técnicos: DYM malabares
Operação de Som: Marcos Tadeu Diglio
Produção Geral: Moretti Cultura e Comunicação

SERVIÇO
O quê: Carpinteiros em Domicílio
Onde: Escola Nacional de Circo - Rua Elpídio Boamorte, 4 – Praça da Bandeira
Quando: 16 de agosto, 18h30
Quanto: Gratuito
Para quem: Da criança ao velhinho, quem quiser dar risada, será bem vindo!
Quantos lugares: 1000 pessoas (ingressos distribuídos com 01 hora de antecedência)
Duração: 45 minutos

Confira a programação completa no site: www.essemontedemulherpalhaca.com.br