FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 13 de agosto de 2016

Inscrições abertas para Residência Multiprofissional em Saúde da Família

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas até 1º de setembro de 2016. Neste ano, serão destinadas 35 vagas a odontólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos que tenham por objetivo atuar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) visando a melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade. Para se inscrever, o candidato deverá conferir o editaldisponível na Plataforma Siga LS.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (ano 2017/2019) faz parte da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (NERJ/RJ). O programa terá dois anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas (20%) e atividades teórico-práticas de formação em serviço (80%).

De acordo com a pesquisadora Helena Seidl, da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenadora executiva do curso, a ampliação do número de vagas ofertadas, desde a 11º edição do curso, pode trazer novas expectativas e desafios para a coordenação do curso.

“Estamos nos preparando para o 12º processo seletivo de alunos para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Desde o ano passado, aumentamos o número de vagas (de 25, para 35) e foram inseridas duas novas categorias profissionais: farmacêutico e educador físico. Essa inclusão está relacionada com a expansão dos Núcleos de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (NASF), no Munícipio do Rio de Janeiro, proporcionando um campo para o desenvolvimento das atividades de prática dos alunos. Com esse aumento de vagas, serão destinadas cinco para cada categoria: enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e mais farmacêuticos e educadores físicos."

A formação em serviço, feita sob supervisão de preceptores, é desenvolvida junto às equipes de saúde da família e dos NASF. As atividades teóricas e teórico-práticas são desenvolvidas principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Tais atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas dialogadas e expositivas e outras formas de ensino.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 9/12/2016. O início do ano letivo está previsto para 1/3/2017. A Residência é coordenada pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho. Compõem a coordenação executiva: Helena Maria Seidl Fonseca, Margareth Rose Gomes Garcia, Márcia Cristina Rodrigues Fausto e José Wellington Gomes de Araújo.

Endereço para envio da documentação/outras informações:

Fundação Oswaldo Cruz 
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca 
Serviço de Gestão Acadêmica – SECA 
Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ 
Ligação gratuita: 0800-0230085 Tel.: (21) 2598-2558 
Horário de atendimento ao público: 8h30 às 16h30
Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br