FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Instituto de Energia e Ambiente lança três novas publicações

Mudanças climáticas, governança da água e áreas de proteção ambiental estão entre os temas
A Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP lançou em 2016, sob coordenação do professor Pedro Roberto Jacobi, três novos títulos.
Organizado por Lívia Márcia Mosso Dutra, Tercio Ambrizzi e Pedro Roberto Jacobi, Ciência das mudanças climáticas e sua interdisciplinaridade reúne um diversificado conjunto de textos que propõe aos leitores uma reflexão pautada pela premissa de que a emergência da questão ambiental induz um processo mais complexo do conhecimento e do saber para entender os processos materiais.
Enfatizando a visão de complexidade e incerteza, a publicação parte do princípio de que as transformações sociais em curso demandam cada vez mais concepções interdisciplinares para orientar estratégias de pesquisa e de formação de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
Já Governança da Água no Contexto Iberamericano: inovação em processo, de Pedro Roberto Jacobi, Ana Paula Fracalanza e Vanessa Empinotti, apresenta oito artigos que abordam a questão da água nas realidades brasileira, argentina, chilena, peruana, mexicana, portuguesa e espanhola, além de uma comparação entre os casos de São Paulo e da Catalunha. Os autores discutem a implementação da Diretiva Europeia e as diversas dinâmicas que envolvem a governança da água, pensada enquanto uma nova forma de gestão desse elemento natural, que pressupõe a incorporação de atores sociais no planejamento de políticas ambientais.
Num contexto de escassez, conflitos, participação e variações climáticas, às instituições tradicionais, que implementam políticas públicas, somam-se novas instituições que atuam pela gestão compartilhada da água, bem como pela transparência dos processos decisórios,visando agregar novas perspectivas sobre a dinâmica de acesso e governança.
Por sua vez, Aprendizagem social e áreas de proteção ambiental é o produto de um projeto de pesquisa cuja finalidade foi contribuir para melhorar a compreensão sobre as formas de geração, transferência e apropriação de conhecimento das instituições acadêmicas pelas diferentes instâncias e órgãos de gestão ambiental, enquanto articulação essencial para a Governança Ambiental.
Mais informações: (11) 3091-2507, email comunicacao@iee.usp.br, site www.iee.usp.br