FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 23 de agosto de 2016

MIGUEL CHIKAOKA no Ateliê da Imagem

Ateliê da Imagem recebe Miguel Chikaoka em dose dupla
Um dos mais importantes fotógrafos brasileiros contemporâneos
Sexta Livre no dia 26 de agosto, às 19h – entrada franca
Experiência Imersiva no dia 27 de agosto, das 9h às 16h


A convite do Ateliê da Imagem Espaço Cultural o internacionalmente conhecido como o mestre da luz, Miguel Chikaoka (detentor do Prêmio Especial Brasil de Fotografia MINC), pelo conjunto de sua obra, vem ao Rio para participar do Sexta Livre no dia 26 de agosto, às 19h, para contar sua trajetória de fotógrafo independente e arte educador atuante em movimentos políticos e culturais emergentes.  Nome de grande relevância social, lançou com um grupo de artistas da capital paraense, ideias que revolucionaram a vida cultural e artística da cidade, refletindo ainda em outros estados do país. A Sexta Livre finaliza com projeção e um bate papo com o público.

No dia seguinte, o prof. Chikaoka ministrará uma Experiência Imersiva:
Brincando com a Luz
A proposta da oficina Brincando com a Luz é estimular o exercício da percepção/expressão de si e do mundo através de vivências pautadas em abordagens do elemento luz enquanto matriz inspiradora.
Nesse sentido, a construção das atividades dessa oficina surge a partir da releitura dos significados da luz, em todas as suas dimensões, constituindo um repertório de vivências articuladoras dos potenciais humanos. O que se pretende nesse exercício é engendrar conexões que nos conduzam para a percepção e exercício crítico da nossa humanidade plena.
Nessa construção, cada indivíduo é convidado a participar da roda afirmando sua individualidade no mesmo tempo que experimenta a alteridade.

Para quem ainda não conhece Miguel Chikaoka
Ainda nos anos 80, quando se radicou em Belém, Chikaoka mobilizou fotógrafos profissionais e emergentes em torno de experiências coletivas criando o  “Fotovaral” (mostra de fotografias montada em varais - prática hoje adotada em várias regiões do Brasil).  Logo a seguir, o Grupo FotoOficina (1982-1984), o FotoPará - Mostra Paraense de Fotografia (1982-1984) e o Grupo FotoPará (1984-1986). Em 1984, idealiza a Fotoativa, um programa de fomento ao ensino, pesquisa, reflexão e difusão do fazer fotográfico e seus desdobramentos. 
 Miguel Chikaoka vem estudando e experimentando as potencialidades pedagógicas do ensino e aprendizagem da fotografia. A singularidade de seu trabalho foi o que mais chamou a atenção como educador e artista no Brasil e o interesse de profissionais de todo o mundo.


SERVIÇO
Miguel  Chikaoka em dose dupla -  apresentação, projeção e bate papo
Dia 26 de agosto, às 19h – entrada franca
Dia 27 de agosto de 9h às 16h – Experiência Imersiva Brincando com a Luz
Investimento: 2 parcelas de R$ 160,00 ou R$ 290,00 à vista. (Em homenagem ao mês da fotografia estamos com desconto de 10%)
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 452, Urca
Tel: 2541-3314