FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Primeiro Encontro de Correspondentes Comunitários


O objetivo deste primeiro encontro é avaliar os dez anos do portal Viva Favela, incentivar o jornalismo comunitário e a produção de reportagens para as redes sociais.





Revista Cultura & Cidadania participou nesta segunda-feira (18/07) da abertura do 1º Encontro Nacional de Correspondentes Comunitários do Viva Favela, que se estenderá até a próxima sexta-feira (22), no Memorial Getúlio Vargas, na Glória.
Viva Favela é um site colaborativo, projeto da ONG Viva Rio, fundado pelo jornalista Xico Vargas e o antropólogo Rubem Cesar Fernandes. Atualmente, conta com mais de 1.400 correspondentes comunitários e jornalistas profissionais do Rio que escrevem sobre favelas, periferias e vilas.
O objetivo deste primeiro encontro é avaliar os dez anos do portal Viva Favela, promover a troca de experiências, reflexão e aprendizado, incentivar o jornalismo comunitário, produção de reportagens para as redes sociais, palestras, debates, oficinas, apresentações culturais, mostras audiovisuais e produções colaborativas.

Retrospectiva e Futuro
Rubem Cesar fez uma retrospectiva dos 10 anos do projeto, relembrando a história do próprio Viva Rio, a origem do Viva Favela e o início da popularização da internet no Brasil. O Diretor do Viva Rio destacou o projeto Estação Futuro, que surgiu 10 anos atrás com o objetivo de popularizar o uso da internet através da instalação de pontos de acesso em comunidades de baixa renda, com computadores ligados à rede mundial em conexão banda larga. A Estação Futuro, instalada em mais de 10 comunidades do Rio, forneceu a estrutura física para o trabalho nas comunidades. "A primeira Estação Futuro foi na Rocinha, e a internet era sem fio! Uma tecnologia que ainda estava embrionária no Brasil" - ressalta Rubem César.


"A Estação Futuro, projeto na época coordenado pelo atual Secretário de Ciência e Tecnologia , Franklin Coelho, foi uma idéia que replicamos em várias comunidades do Rio de Janeiro. A Estação foi um projeto desenhado que integrado com o Viva Favela, pois além de terem iniciado no mesmo ano, era o local onde os agentes comunitários de comunicação trabalhavam e enviavam suas matérias para a edição do Viva Favela" - declara Rubem.

Em seguida Xico Vargas, um dos pioneiros em "jornalismo virtual" do Brasil, destacou que o projeto foi "uma construção feita com uma surpresa a cada passo".
O Secretário Franklin recuperou um pouco mais da história, onde a integração Viva Favela e Estação Futuro criou um programa totalmente inovador. "A Estação Futuro era muito mais que um telecentro. Além de garantir o acesso à informação e direito à comunicação, ele funcionava como uma agência de desenvolvimento local, trabalhando temas como microcrédito, comércio justo e cooperativismo", ressalta o Secretário.