FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quinta Mostra Regional de Práticas de Psicologia


O Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida recebeu, na noite de quinta-feira, dia 21, a 5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e reúne profissionais e estudantes para discussões, debates, apresentações de trabalhos e atividades culturais.

A professora Reivani Zanotelli do Curso de Psicologia da UVA destacou a oportunidade de trocas de experiências e de conhecimento teórico que o evento oferece. “A formação do psicólogo não acaba na faculdade, é contínua. Por isso, essa troca de experiências é tão importante”, disse.

A representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Deise Nascimento, falou sobre a importância do evento no momento em que o país celebra 50 anos da regulamentação da profissão. “Eventos como esse são fundamentais para falar da história da profissão e para a tomada de decisões sobre temas atuais, como a ameaça de segregação de dependentes de álcool e drogas”, afirmou.
Já representante do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro (CRP-RJ) Helena Fialho disse que o Conselho tem grande carinho pelo evento, que está na sua 5ª edição. “É um espaço que se abre ao debate, à troca de saberes e experiências entre profissionais da área, alunos e interessados no tema”, ressaltou.

Finalizando a abertura do evento, o coordenador do Curso de Psicologia do Campus Cabo Frio, José Daniel Barcelos, disse que “não é possível construir uma profissão sem engajamento”. Por isso, para ele, é fundamental que a formação do psicólogo seja de caráter amplo, visando práticas não só mercadológicas, mas principalmente éticas.
Na primeira noite do evento, também foi realizada uma meda redonda sobre Avaliação Psicológica e um coquetel com lançamento de livros.

Na sexta-feira, dia 22, o evento começa às 9h30, com a mesa redonda Segurança Pública. Logo após, às 11h30, terá início a apresentação dos trabalhos inscritos. A sessão de filmes vai ocorrer durante o horário de almoço, às 13h. Já às 14h, acontecerá a roda de conversa Sobre cotidianos desastrosos e o cotidiano dos desastres: questões urgentes para os psicólogos. Às 15h30 será realizada uma apresentação cultural e, às 17h, apresentação de trabalhos inscritos.

A mesa redonda SUS – Processos de privatização e precarização do sistema abre o último dia de evento, no sábado, dia 23. Entre 11h30 e 13h serão realizadas oficinas e, a partir das 13h, haverá sessão de filmes. Após o intervalo de almoço, será realizada a Intervenção Artística, às 14h. E, às 14h30, a roda de conversa Um pouco de possível senão sufoco. A partir das 16h15 ocorrerá a apresentação de outros trabalhos inscritos na 5ª Mostra. O encerramento do evento acontecerá às 18h.