FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de julho de 2011

Quinto Jogos Mundiais Militares. Rio 2011

Evento reúne mais de 5 mil atletas até o dia 24 de julho e coloca a cidade no centro das atenções do esporte mundial.
 
 
A disputa dos ‘Jogos Mundiais Militares’ realiza sua 5° edição e na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, reunindo cerca de 8 mil participantes. Serão aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países.

Os atletas verde-oliva, como são conhecidos, vêm participando de diversas competições nacionais e internacionais ao longo do ano de 2010, a fim de melhor se preparar para o evento esportivo.

Os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011 terão competições em 20 modalidades esportivas divididas em 36 disciplinas e cinco categorias: esportes individuais, coletivos, de demonstração, esportes militares e de combate.

A delegação brasileira é formada por 649 integrantes, entre atletas e membros da comissão técnica, sendo: 219 integrantes da Marinha, 369 integrantes do Exército, 219 integrantes da Aeronáutica e 6 integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O tema do evento desse ano é ‘paz por meio do esporte’, e para ilustrar essa ideologia, foi criada por Maurício de Souza, a mascote dos jorgos: Arion, escolhido através de uma votação popular. Utilizando o símbolo mágico da pomba branca, um menino se transforma em um Super Atleta Militar Futurista.




Escolhido para ser palco das maiores competições do planeta nos próximos anos, o Rio de Janeiro começa a se tornar o centro das atenções do esporte mundial já neste sábado, dia 16, quando têm início os 5º Jogos Mundiais Militares, os Jogos da Paz. A maior edição dos Jogos, que reunirá quase seis mil atletas de mais de cem países até o dia 24 de julho, estabelece um novo padrão no cenário esportivo militar e deixa um legado para a cidade rumo aos Jogos Olímpicos de 2016.

Na véspera de Cerimônia de Abertura dos Jogos, que acontece neste sábado, a partir das 16h, no Estádio Olímpico João Havelange, representantes da organização se reuniram no Hotel Othon Palace, em Copacabana, para uma apresentação do evento. A entrevista coletiva contou com a presença do Coronel Hamad Kalkaba Malboum, Presidente do CISM (Conseil International du Sport Militaire); Coronel Alexandre Morisod, Secretário Geral do CISM; Almirante Julio Saboya de Araújo Jorge, Secretário da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa; Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira; General-de-Brigada Jamil Megid Júnior, Coordenador Geral do Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos Jogos da Paz; e Hédi Hamel, representante da Sports Extra Time, emissora anfitriã do evento.

O Coronel Kalkaba destacou a mobilização pela realização dos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro e falou sobre a expectativa em relação à competição.

“Estou muito impressionado com o que vi aqui, com o esforço aplicado na organização do evento. Estive no Engenhão ontem e fiquei muito satisfeito com o que encontrei”, elogiou o presidente do CISM. “O objetivo dos Jogos sempre foi o de promover a paz e o esporte em nível mundial, e aqui estamos escrevendo uma nova página, com 215 atletas olímpicos, alguns deles medalhistas, e outros tantos campeões mundiais”.

O Vice-Almirante Bernardo Gambôa mostrou otimismo em relação à participação brasileira nos Jogos e previu uma recepção às demais delegações no Rio de Janeiro.

“Temos 268 atletas, entre eles 159 homens e 109 mulheres, muito bem preparados. Eles tiveram toda a estrutura para fazer um treinamento eficiente e nossa expectativa é de que eles façam jus ao fato de competir em casa e representem bem o Brasil”, disse o presidente da CDMB. “Nosso objetivo é que os atletas encontrem aqui um ambiente alegre, fraterno, de camaradagem, e desejamos sucesso a todos eles”.

O General-de-Brigada Jamil Megid Júnior festejou a bem sucedida preparação da cidade para os Jogos e falou sobre o legado que o evento deixará no caminho para a realização de eventos esportivos de grande porte nos próximos anos.

“É um prazer estar aqui a um dia da abertura dos Jogos, nesta fase final da preparação para o evento, recebendo as delegações na cidade. Estamos dando um grande passo no caminho traçado de unir o esporte, a comunidade e as Forças Armadas e temos a certeza de que vamos dar prosseguimento nos próximos anos”, disse o secretário geral do CPO dos Jogos Mundiais Militares. “O legado dos Jogos da Paz para a cidade está não apenas na melhoria e na ampliação de arenas e estruturas esportivas, mas também através da conjunção entre Forças Armadas e atletas de alto rendimento”.

O Coronel Alexandre Morisod, secretário geral do CISM, elogiou a iniciativa do transporte solidário, que ajudou a trazer atletas de países do continente africano ao Rio de Janeiro para participar da competição.

“É a primeira vez que é empregada uma iniciativa deste tipo, uma ação impressionante que permitirá a atletas de diferentes estruturas esportivas participarem dos Jogos. É mais uma prova concreta de que o atleta é o nosso protagonista, o nosso foco”, disse.


5º Jogos Mundiais Militares
SERVIÇO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA:

Local – Estádio Olímpico João Havelange, Engenhão
Data – Sábado, 16/07
Horário – 16h (abertura dos portões às 14h)
Estacionamento do estádio fechado