FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Seminário Solda Brasil 2011


Os avanços do setor de petróleo e gás, capitaneados pela Petrobras, têm gerado na indústria nacional e em todos os demais segmentos da cadeia de petróleo e gás – um panorama inédito do ponto de vista de possibilidades de investimentos e oportunidades de negócios e profissionais.

Além da Petrobras e das expectativas de produção dos campos no pré-sal, o programa de construção de navios da Transpetro; os investimentos da Eletrobrás, a construção de novas linhas de transmissão; a retomada do programa nuclear, a ampliação de várias usinas siderúrgicas, de energia elétrica e vários outros projetos do setor privado, os investimentos governamentais em infra-estrutura nacional através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são empreendimentos que demandarão maciçamente a cadeia industrial brasileira, cujo desenvolvimento tecnológico impõe a cada dia novos rigores e procedimentos voltados para a segurança, meio ambiente e saúde, para a redução dos custos, com ganhos em produtividade e qualidade.
O setor de solda tem um papel especial nesse processo. Estima-se que a soldagem seja uma das áreas de mais destaque nesse panorama. Em resumo, o País está diante de uma grande oportunidade para que o conteúdo nacional reafirme sua capacidade de contribuir para a consolidação do Brasil como um polo fornecedor de bens e serviços. Afinal, todos esses projetos requerem a aquisição e o gerenciamento de recursos críticos para a sua execução: mão-de-obra qualificada, cadeia de suprimento fortalecida e capacidade de financiamento, que são indispensáveis para a realização do elevado número de projetos.

O momento é único e necessita da matéria-prima mais importante para a tomada de decisões estratégicas pelas empresas: Informação de Qualidade. O Seminário “Solda, Brasil” vem propor um grande debate técnico, prático e objetivo, que possa reunir as empresas executoras dos projetos, os empreendedores e o meio científico, para agregar o componente “desenvolvimento tecnológico”, em toda a discussão em torno do mercado e das perspectivas do setor de soldagem no Brasil. A idéia é mostrar experiências, processos e soluções que possam contribuir para aprimorar os projetos das principais empresas brasileiras, públicas e privadas.

O evento, realizado no Crea RJ, servirá para debater e analisar o mercado de soldagem, suas tecnologias e outras questões, com a participação das grandes empresas executoras, representantes dos diversos setores da engenharia, “epecistas”, projetistas, governo, academia, instituições de pesquisa e empresas de Engenharia Industrial, fabricantes de consumíveis, máquinas e equipamentos de soldagem, além de entidades profissionais e empresariais de classe, instituições formadoras de mão-de-obra, de maneira a dar conhecimento técnico mais aprofundado sobre os principais projetos em cada segmento, potencializando os caminhos e diretrizes do setor de soldagem na busca de soluções para a indústria nacional enfrentar os obstáculos. O objetivo é difundir tecnologia e buscar mais competitividade às empresas brasileiras, garantindo espaço no mercado e protegendo-as diante da concorrência estrangeira feroz que certamente vai se instalar no Brasil daqui para a frente.