FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

IX Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores


Alta do IGP-M não impede negociação entre inquilinos e proprietários
Boa relação entre as partes costuma facilitar na hora de renovar o contrato

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado como referência para reajustes em contratos de aluguel, registrou seu índice acumulado de 8,6% – entre maio de 2010 e junho de 2011 – segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O FipeZap, outro indicador que aponta a mudança dos preços dos alugueis, informou que a variação do mês de junho também está em alta – 2,3% no Rio.

Mesmo com o mercado aquecido, as negociações entre inquilinos e proprietários estão em primeiro lugar. De acordo com especialistas, o perfil do ocupante do imóvel está diretamente relacionado com a aplicação do índice de aluguel no momento da renovação. “O valor de mercado do imóvel e a lei da oferta e procura também são levados em consideração. Mas pode-se dizer que a conversa é sempre a melhor solução na relação locatícia”, avalia Pedro Carsalade, presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis.

Uma coisa é certa: os donos dos imóveis estão dispostos a discutir valores, a fim de evitar a saída do locatário. Caso haja uma boa relação entre as partes, a negociação é feita com sucesso, já que poucos proprietários querem correr o risco de colocar um novo inquilino – que pode ser mau pagador ou não cuidar do imóvel adequadamente.

Para debater as relações locatícias, a ABADI promoverá o IX Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores, que será realizado dia 19 de agosto, de 8h às 18h, no Auditório da Bolsa de Valores (Praça XV de novembro, 20 – Centro). Poderão participar do evento inquilinos e proprietários de imóveis, administradores e corretores de imóveis, advogados e estudantes de Direito, e demais interessados.