FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de agosto de 2011

Mostra O Documentário Segundo Silvio Tendler




Em um ano repleto de efemérides importantes para a filmografia de Silvio Tendler, o Centro Cultural da Justiça Federal, em convênio com a Iris Cinematográfica TV e a A.I.D.A. - Associação Internacional para o Desenvolvimento do Audiovisual promovem a Mostra O Documentário Segundo Silvio Tendler. Entre as datas significativas de 2011 relacionadas à obra do cineasta, destaque para os 50 anos da renúncia do presidente Jânio Quadros - e conseqüente posse de Jango –os 30 anos da morte de Glauber Rocha, os cem anos do nascimento do guerrilheiro Carlos Marighella e os 10 anos da morte do geógrafo Josué de Castro. Todos estes nomes foram retratados por Tendler em alguns dos filmes mais emblemáticos de sua carreira, que serão exibidos de 31/08 a 4/09 no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio.
A mostra reunirá seis filmes do cineasta, entre longas e médias-metragens, que retratam aspectos da política brasileira nos últimos 30 anos: Utopia e Barbárie, Encontro com Milton Santos, Glauber, o filme - Labirinto do Brasil, Marighella –Retrato Falado do Brasil, Josué de Castro e Jango. Será uma rara oportunidade para o público assistir a estas obras em tela grande, já que nos últimos anos, a maioria delas têm sido exibidas apenas em cineclubes. A programação inclui ainda um seminário, que contará com mesas-redondas logo após as exibições dos filmes. O ingresso custa R$1.
"O documentário vem ganhando um grande espaço na programação da TV e do Cinema nos últimos anos", observa a realizadora da mostra, Isa Albuquerque. "E o Silvio está muito produtivo. Como cronista de seu tempo, ele tem muito conteúdo e está cumprindo muito bem o seu papel social. Essa mostra é uma celebração da verdade, favorecida pela democracia", completa.
'O Cineasta dos Vencidos' - em mais de 40 anos de carreira, Silvio Tendler produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, em que a maioria são biografias históricas de cunho social. Ficou conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, Jucelino Kubitshek, Carlos Marighella, entre outros nomes emblemáticos da política brasileira.
Seus filmes são um resgate da memória brasileira e inspiram seus expectadores à reflexão sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento. Dono de um jeito muito peculiar de fazer cinema, muitas vezes contam-se décadas entre a gestação de uma idéia, sua execução e finalização.
"A Isa Albuquerque é apaixonada pelo meu trabalho e ela transformou essa paixão em uma mostra de filmes. Achei isso muito legal", disse Silvio, que é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: O Mundo Mágico dos Trapalhões (1,8 milhões), Jango (1 milhão) e Anos JK (800 mil).
Filmes e debates: a abertura, quarta-feira, dia 31/08, às 18h, ficará por conta de Glauber o Filme, Labirinto do Brasil. A sessão será seguida de um talk-show com Silvio Tendler. No dia seguinte, haverá reprise do filme sobre Glauber, às 16h, e uma segunda sessão, às 18h, que exibirá Encontro com Milton Santos. Neste dia, participarão do debate Milton Temer e Maria Clara Badan.
Sexta-feira, dia 2 de setembro, outra exibição de Encontro com Milton Santos, às 16h, seguida dos médias-metragens Marighella e Josué de Castro, às 18h. Com o tema "Documentário no Brasil – A Construção Artística do Documentário", o seminário neste dia terá a participação do jornalista Rodrigo Fonseca.
Sábado, dia 3, serão exibidos outra vez os médias Marighella e Josué de Castro, às 16h, e Jango, às 18h. Às 20h, o historiador Eduardo Bueno e a pesquisadora Maria Clara Badan participam do seminário "O Documentário no Brasil – O Documentário e a Construção da Narrativa Histórica e Política". Todos os debates serão mediados pela jornalista Eliana Monteiro, professora de cinema da Universidade Estácio de Sá.
Domingo, a partir das 16h os filmes Jango e Utopia e Barbárie, encerram a programação.
Na semana seguinte à mostra, serão realizadas, no Morro do Cantagalo, em Ipanema, oficinas profissionalizantes de câmera para cinema, cenotécnica e interpretação para teatro, cinema e TV. As aulas serão ministradas pelos cineastas Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, e Cláudio Altiere.


Sinopses:
Utopia e Barbárie (2009 / 120 minutos)
O filme é um road movie histórico: para reconstruir o mundo a partir da II Guerra Mundial, passa pela Itália, EUA, Brasil, Vietnam, Cuba, Uruguai, Chile, entre outros países. Em cada um desses lugares, documenta os protagonistas da história. Tão importante quanto o tema é o olhar do autor. Este olhar foi se construindo a partir da elaboração do filme. Por isso, buscou a reconstrução da história de maneira não partidarizada. Ouviu diferentes personagens com abordagens distintas. Juntos compõem um rico painel de nossa época.
Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (2003 / 90 minutos)
Documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e idéias, explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.
Jango (1984 / 117 minutos)
O filme totalizou um milhão de espectadores no circuito nacional de cinema em 1984.
Exibido no Canal Brasil.
Prêmios:
- Margarida de Prata / CNBB
- Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora do
Festival de Gramado.
- Prêmio Especial do Júri, do Festival de Havana, em Cuba.
Encontro com Milton Santos (2006 / 89 minutos)
O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos.
Aponta as perversidades do mundo atual e apresenta um futuro possível.
Marighella, retrato falado do guerrilheiro (2001-2002 / 55 minutos) Filme sobre a vida do militante comunista Carlos Marighella. Co-Produção da TV Cultura.
Josué de Castro (1994 / 50 minutos)
Documentário sobre o autor de Geografia da Fome.
Margarida de Prata da CNBB e mênção especial do Rio Cine Festival.
Progamação:
Quarta-feira, 31/08 18h - Glauber o Filme - Labirinto do Brasil 20h às 21h30 - Talk Show com Sílvio Tendler e a jornalista Eliana Monteiro
Quinta-feira, 01/09
16h – Reprise de Glauber o Filme - Labirinto do Brasil
18h – exibição de Encontro com Milton Santos
20h às 21h30 – Seminário: o Documentário no Brasil - As Verdades do Documentário
Com o jornalista Milton Temer e a pesquisadora Maria Claudia Badan Ribeiro
Sexta-feira, 02/09 16h – Reprise de Milton Santos 18h – Marighella, Retrato falado do guerrilheiro e Josué de Castro 20h às 21h30 – Seminário: o Documentário no Brasil – A Construção Artística do Documentário Com o jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca e o professor e crítico de Cinema Miguel Pereira.
Sábado, 03/09
16h – Reprise dos filmes Marighella, Retrato falado do guerrilheiro e Josué de Castro
18h – Jango
20h às 21h30 – Seminário:O Documentário no Brasil – O Documentário e a Construção da
Narrativa Histórica e Política
Com o historiador Eduardo Bueno e os professores de cinema José Eudes e Cesar Romero Jacob.
Domingo, 04/09
16h – Reprise de Jango
18h – Utopia e Barbárie


Serviço:
Mostra O Documentário Segundo Silvio Tenlder
De quarta-feira, 31 agosto, a domingo, 4 de setembro de 2011
Centro Cultural da Justiça Federal: Avenida Rio Branco, 241 – Centro
Tel.: 21 3261-2550
Capacidade de Público: 80 lugares
Ingresso: R$ 1,00