FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rio Gastronomia 2011

Cidade sediará o evento Rio Gastronomia, em agosto, e terá menus especiais em restaurantes, shows e roteiros culturais ligados à culinária.






RIO DE JANEIRO SE TRANSFORMA EM CAPITAL DA GASTRONOMIA




Capital de todos os sabores, o Rio de Janeiro receberá, de 18 a 28 de agosto, a primeira edição do festival Rio Gastronomia. O evento vai celebrar a diversidade da culinária e da cultura carioca pelos quatro cantos da cidade, com muita música, história, lazer e o melhor da gastronomia. Uma iniciativa do jornal O Globo, o projeto tem parceria do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e da Prefeitura do Rio, da RioTur, com patrocínio da CEG, SEDEX, Bohemia, Sebrae/RJ e Bradesco.


“É um evento que chegou para ficar. Queremos mostrar que o Rio atingiu a maturidade de um destino gastronômico mundial e pode atrair turistas também pelos seus restaurantes e bares. Já tínhamos alguns festivais, mas estávamos precisando de algo deste porte para mostrar a variedade e a força da nossa culinária”, afirma Pedro de Lamare, presidente do SindRio.

Com o tema “A cozinha universal do carioca e as influências regionais e internacionais na nossa culinária”, serão onze dias em que o carioca vai ouvir e degustar gastronomia. 

O festival começa em grande estilo, com um jantar para 200 convidados oferecido pelo prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, no dia 18 de agosto. 

Para que o público tenha a oportunidade de conhecer novos sabores, um Roteiro Gastronômico foi criado, no qual mais de 350 restaurantes participantes oferecerão um cardápio exclusivo, com entrada, prato principal e sobremesa a preços especiais.

Outra ação que promete agradar os cariocas é a Cozinha Show. Montada em um caminhão cenografado, a cozinha móvel circulará da Zona Norte à Zona Sul, durante dez dias, e levará a bordo chefs que criarão releituras de tradicionais pratos e tira-gostos. 

O público terá a oportunidade de acompanhar todo o passo a passo do preparo, com direito a levar a receita para casa. Em uma edição especial, a Cozinha Show marcará presença também durante a madrugada, na Lapa.

No Concurso Feijoada Nota 10, um júri irá eleger qual escola de samba prepara a melhor feijoada da cidade, analisando o sabor, serviço (simpatia e organização), música e animação da quadra. 

A divulgação do vencedor será realizada com festa de premiação no dia 27 de agosto, no Circo Voador.

A programação do Rio Gastronomia inclui, ainda, o Roteiro Delícias de História. 

Uma promoção do Globo vai selecionar 50 pessoas, com direito a um acompanhante, para participar de um passeio guiado pelo historiador Milton Teixeira, que irá a alguns dos mais tradicionais bares e restaurantes do Rio, reunindo história, arquitetura e gastronomia.


Durante o festival, oito polos gastronômicos receberão o projeto Música nos Polos. Pockets shows gratuitos serão realizados ao ar livre em Santa Teresa, Praça Quinze, Botafogo, Lido, Novo Rio Antigo, Tijuca, Vila Isabel e Jardim Oceânico.


Os turistas que estiverem na cidade durante o evento ganharão o Guia de Botequins, que será lançado pelo Globo. Em edição bilíngue (português e inglês), e com tiragem de 50 mil exemplares, o livreto será distribuído gratuitamente em hotéis e pontos de atendimento ao turista, da Prefeitura do Rio, e apresentará 70 endereços que resumem o espírito dos bares cariocas. No mesmo período, 100 livrarias e outros estabelecimentos vão montar vitrines com o tema “Culinária e Gastronomia” e oferecer promoções durante o período do evento.


O Rio Gastronomia vai contribuir para melhorar a qualidade profissional e elevar o padrão dos serviços no setor. Em parceria com o SindRio, serão oferecidas 600 bolsas de estudo em 21 cursos ligados ao segmento para funcionários indicados pelos restaurantes participantes do Roteiro Gastronômico.



Circuito Rio Show de Gastronomia


Para fechar com chave de ouro, de 25 a 28 de agosto, será realizada a oitava edição do tradicional Circuito Rio Show de Gastronomia, no MAM. O Circuito é aberto ao público e oferece diversas atividades gratuitas. Entre as ações, aulas e oficinas com grandes chefs da cidade, shows, área de convivência com filiais de restaurantes premiados, além do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que acontecerá no primeiro dia do evento, só para convidados.

A programação completa e mais informações sobre o Rio Gastronomia podem ser obtidas pelo site www.riogastronomia.com.br.