FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exposição Fotográfica Pulso Iraniano

O Oi Futuro Flamengo apresenta, a partir do dia 13 de setembro até o dia 30 de outubro, a exposição Pulso Iraniano, que traz fotografias e vídeos inéditos de artistas contemporâneos iranianos. O curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, tem como objetivo mostrar a força dos novos trabalhos desenvolvidos tanto no Irã quanto em outros países, para onde alguns artistas foram no intuito de deixar para trás um contexto político conflituoso.
O panorama da arte contemporânea iraniana é exibido através dos temas Poesia, O Espírito da Celebração, Mulheres, Guerra, e Tradições. Para que os visitantes possam compreender melhor o contexto histórico da mostra serão apresentados como introdução à exposição o filme Irã Revelado e imagens em preto e branco do trabalho do repórter fotográfico Abbas, do jornal Diário do Irã.
Um dos destaques da Pulso Iraniano é Poesia, uma manifestação artística de enorme importância na cultura iraniana e que será apresentada ao público em uma sala específica. “A poesia está tão presente no dia-a-dia do Irã que se pode ouvi-la mesmo durante as manifestações de rua, com gritos, reclamações e críticas ao governo”, revela o curador Pottier. Além de fotografias e vídeos, traduções das obras dos principais poetas do país estarão disponíveis para consulta. Diversas poesias estarão escritas nas paredes do centro cultural Oi Futuro, retomando os temas da exposição. E, ao final, o público receberá uma cópia de um dos poemas da artista Hafez (século XIV), cuja obra Divan é tão vendida quanto o Alcorão, no Irã.
Com a participação da curadora Catherine David, serão exibidas mais de 20 fotos clicadas por um dos fotógrafos mais importantes do país, Bahman Jalali, que viveu em Teerã e morreu em janeiro de 2010. O público também terá a oportunidade de descobrir o que está acontecendo hoje na capital do Irã: Amirali Ghasemi, curador e artista que vive em Teerã apresentará uma seleção de vídeos; Shadi Ghadirian, que através de seu site Fanoos vem promovendo o trabalho de novos talentos, mostrará alguns deles; e o editor Seifollah Samadian será o responsável por mostrar o cenário foto-artístico.
No dia 08 de setembro, os curadores da mostra realizarão, no Oi Futuro Flamengo, um painel sobre a produção de artes visuais no Irã. A participação será gratuita, mediante retirada de senha.
Artistas da Mostra

Abbas, Ahmadvand Morteza, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Siamak Filizadeh, Shadi Ghadirian, Amirali Ghasemi, Ghazel, Arash Hanaei, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Raha Raissnia, Abbas Kiarostami, Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Neda Razavipour, Jalal Sepehr Mitra Tabrizian, Jinoos Taghidazei, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan.
Curadoria
Marc Pottier é um curador independente, que já organizou diversas exposições no Brasil e promoveu artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural do Consulado Francês no Rio de Janeiro, entre 1998 e 2002. Especialista em Arte Pública, tem projetos na Europa, no Brasil e no Oriente Médio.
Serviço

Pulso Iraniano
Período: 13 de setembro a 30 de outubro
Local: Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação etária: 12 anos