FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lançamento do Livro "Tragédia e Reconstrução-O Desafio das Águas"


A Concessionária Águas de Nova Friburgo apresentou na noite de quinta-feira, 22, em cerimônia realizada no Teatro Municipal de Nova Friburgo, o livro e o documentário produzidos pelo Grupo Águas do Brasil em homenagem aos mais de 400 funcionários que trabalharam no município após a tragédia de janeiro. As produções foram elaboradas através de relatos, fotos e imagens de membros do grupo que trabalharam para restabelecer o abastecimento de água no município, tendo contribuído também no resgate de vítimas, com auxílio de autoridades civis e militares.
O evento teve a presença de membros do conselho administrativo do Grupo Águas do Brasil, funcionários, vereadores, secretários, deputados, representantes do poder judiciário, da promotoria pública estadual e de autoridades militares. Assim como do ex-coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel Roberto Robadey, do comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Luiz Palência e de integrantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), cujos depoimentos ajudaram a compor as obras.
O lançamento foi marcado pela apresentação da cantora Denise Pinaud, com uma interpretação entreposta dos hinos do Brasil e de Nova Friburgo e, junto com o pianista Kuko Moura, de três músicas, incluindo “Farol”, composição feita pelo músico Marcos Viana especialmente para o município. E também pela apresentação do “Coral das Águas”, formado por funcionários da concessionária, através do projeto “Quem canta seus males espanta”, desenvolvido há oito meses pela empresa.
O livro “Tragédia e Reconstrução – o desafio das águas” foi escrito pela jornalista Aline Duque Erthal. Para sua construção foram ouvidos mais de cinquenta relatos de funcionários da concessionária e outros integrantes do Grupo Águas do Brasil, que vieram para o município prestar ajuda, além de integrantes do Bope, bombeiros, representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre outros. Muitas das imagens que compõem a publicação foram tiradas pelos próprios funcionários, durante a execução dos serviços para retomar o fornecimento de água nas estações de tratamento da empresa.
Para a jornalista, escrever o livro foi emocionante, mesmo estando acostumada a cobrir histórias tristes, mas esse trabalho em questão mudou sua vida, principalmente por ouvir dos integrantes da concessionária a justificativa que foi unânime quanto ao porquê do esforço empenhado no trabalho. “A resposta foi uma só, mesmo aparecendo da maneira mais diversa, de que a água é um dos bens mais preciosos em uma cidade em com condições normais, em um lugar devastado ela pode ser simplesmente a diferença entre sobreviver ou não” – destacou Aline em seu discurso.

O documentário “Desafio das Águas” foi desenvolvido pela TV Zoom Produções, com a direção de Salvador Neto, diretor da emissora local. Durante as gravações, foram captadas mais de 70 horas de depoimentos, além da utilização de imagens feitas durante a tragédia pela equipe de reportagem da TV Zoom e de material cedido por outras emissoras.

De acordo com Salvador, esse tipo de registro é único, feito até agora sobre o momento vivido em Nova Friburgo no pós-tragédia e, posteriormente, essa documentação poderá ser doada ao acervo municipal.
Em homenagem aos funcionários do grupo, o diretor da Águas de Nova Friburgo, Alexandre Bianchini, pediu licença aos vereadores presentes e propôs a instituição do dia 22 de setembro, mesmo que de maneira não oficial, como o “Dia dos Heróis de Azul”, lembrando a cor dos uniformes das instituições que estiveram presentes no município durante a tragédia.

O diretor anunciou ainda a realização em Nova Friburgo, pela primeira vez, da reunião anual do Grupo Águas do Brasil, com a presença dos principais líderes, em reconhecimento a superação da concessionária friburguense.