FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lançamento do livro "Truques de autor"


Instalações, vídeos, DJ, assim será a noite de lançamento dos livros Truques de Autor, do artista visual Heleno Bernardi e Vertigens, da escritora Fernanda de Mello Gentil, que acontece no dia 20 de setembro, às 19h, na Galeria Coleção de Arte, localizada na Praia do Flamengo, 278, Térreo – Flamengo.          


Truques de autor é o terceiro livro do artista visual Heleno Bernardi, que conta uma história de amor entre personagens que vivem mergulhados em música, cultura de rua, alucinação, e claro, muita arte. Mas, antes disso, é um livro de projetos de artes visuais - instalações e intervenções urbanas – descritos de forma romanceada.
Em seu livro anterior, Enquanto Falo, As Horas Passam, lançado em 2010, o artista e autor faz um belo registro das intervenções urbanas com colchões em praças públicas, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Para Heleno, as instalações e intervenções contidas em seu novo livro foram pensadas de forma independente, ao longo de 10 anos de trabalho, sem conexão  direta entre elas: “toda a escrita foi criada especialmente para se inserir no espaço e no tempo entre os projetos. Por isso, chamo de romance site specific. Porque foi pensado para se encaixar entre estes projetos, incorporá-los e criar um sentido para o todo” – explica o autor.
O livro conta ainda com um desdobramento na internet revelando pistas através de textos, imagens e vídeos: www.facebook.com/truquesdeautor
Já Vertigens, é o terceiro livro da escritora Fernanda de Mello Gentil, que agora mergulha num romance com duas narrativas intercaladas. Numa parte do livro, um escritor dedicado às histórias de terror fala de seu cotidiano, relações familiares, dificuldades financeiras, novo amor e, especialmente, da criação de uma nova história que o faz acreditar no sucesso. A segunda é a própria história de terror que o protagonista escreve, inspirada no filme Inverno de sangue em Veneza (Don’t look now, Itália/Inglaterra, 1973), que acompanha o luto de um casal pela morte da filha em um acidente trágico. Trata-se de uma espécie de adaptação às avessas, como também de umahistória dentro da história. 
Fernanda explica que, apesar de independentes, as duas narrativas referem-se ao inesperado, ao imprevisto: “as histórias tratam das surpresas e fatalidades que nos tiram do chão e provocam vertigens; do que é o acaso e imponderável na vida de cada um”.

Noite de autógrafos

Exibição do vídeo Magma, da diretora Leila Hipólito, sobre as intervenções com purpurina de Heleno Bernardi

Exibição do vídeo Não olhe, uma adaptação do trailer do filme Inverno de sangue em Veneza (Don't  look now, 1973) que inspira uma das histórias do romance Vertigens, com a inclusão de frases retiradas do livro como legendas. 
Set musical com dj Zod (sons experimentais brasileiros)
Instalação “Tá do-dominado” com 1000 peças de dominó (Heleno)
Instalação “Caixinhas de surpresas” com 200 caixinhas com diferentes objetos, frases do livro, origamis, miniaturas, entre outras pequenas coisas referentes ao universo do romance. A ideia de caixinha de surpresa alude ao inesperado, como surpresas e acidentes, que permeia o romance.  

Sobra os escritores

Fernanda de Mello Gentil

Fernanda de Mello Gentil é graduada em Comunicação Social na Eco/UFRJ, mestra em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ e doutora em Estudos de Literatura na PUC-Rio.  Publicou Língua de Trapos (contos) eBarreado (romance), ambos pela Topbooks. Atualmente escreve a novela online Nós somos uma correspondência (http://www.livronos.com.br/) que será lançada também em e-book e em versão impressa em 2011. É diretora da editora Circuito. 
Heleno Bernardi
Heleno Bernardi é mineiro de Ouro Fino, radicado no Rio há 25 anos, faz parte do grupo de artistas impulsionados pela mostra Posição 2004, apresentada na EAV Parque Lage. Em sua produção, destacam-se a série Masseter Suite (www.massetersuite.com), com chicletes mastigados e as intervenções Magma (www.projetomagma.blogspot.com), com purpurina sobre desmoronamentos.
Realizou exposições individuais no Rio, São Paulo, Barcelona, Nice, Amsterdã e Basel. Publicou os livros Apology of Socrates (Doors Galerie, Amsterdã, 2006) e Enquanto Falo, As Horas Passam (H2O, Rio de Janeiro, 2010). Tem trabalhos publicados em edições da Der Spiegel (Alemanha), Rojo (Espanha) e Le Monde Diplomatique (Noruega).

Sobre a editora 

Circuito

A Editora Circuito foi criada pela escritora Fernanda de Mello Gentil com a colaboração do poeta Renato Rezende, no final de 2010, a partir da compreensão de que escrever, ler, criticar, publicar e comercializar são todas faces da mesma moeda, ações literárias que formam o panorama cultural que envolve os livros.  Mais do que uma editora, a Circuito é uma aposta em novas possibilidades, olhar crítico, bons encontros e no prazer da leitura e da escrita. O catálogo da editora já conta com os livros Coletivos de Renato Rezende e Felipe Scovino, Djs de Frederico Coelho e Joca Vidal, Passagem Secretade Brígida Baltar, Céu da Célula de Alberto Saraiva, No Contemporâneo: arte e escritura expandidas de Roberto Corrêa dos Santos e Renato Rezende, entre outros.

Sobre a galeria 

Coleção de arte 


A galeria Coleção de Arte localiza-se no térreo do edifício Paulo de Frontin, um ícone do Art Décor da cidade, na Praia do Flamengo. De frente para o Pão de Açúcar, o novo espaço foi inaugurado, com ótima receptividade, em maio do ano passado, com a exposição coletiva das artistas Anita Fiszon, Cristina Motta e Vera Goulart, seguida das exposições individuais “Entreluz”, do artista Heleno Bernardi, “Pedra, Ferro e Fogo” do artista mineiro Jorge dos Anjos e “Bom dia meu amor, aqui está o seu café da manhã na cama”, de Vera Goulart.
Para Luciana Conde, que dirige a Coleção de Arte, “o objetivo maior é trazer à cena artistas de grande expressão, mas ainda pouco conhecidos do público. A Coleção de Arte deseja ser um espaço de revelação de artistas que produzem excelentes trabalhos no mercado nacional de artes plásticas”.


A Galeria Coleção de Arte é a única no bairro, que está passando por um amplo processo de revitalização. O espaço foi pensado com proporções e características que valorizam as obras, tirando partido da luz natural que se projeta desde o Parque do Flamengo.


Serviço:
Lançamento dos livros Truques de autor, de Heleno Bernardi e Vertigens, de Fernanda Mello Gentil
3ª, 20 de setembro, das 19h às 22h
Galeria Coleção de Arte
Praia do Flamengo – 278, Térreo
Rio de Janeiro, RJ 22210-065
Telefone (21) 2551-0641
Site: http://www.colecaodearte.com.br/