FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mostra O Cinema Rock'n Roll. Filmes Brasileiros da Jovem Guarda aos Dias de Hoje

CCBB-RJ: Cinema Rock’n'Roll

Terça-feira, 27.09.2011, o CCBB Rio inaugura a mostra “O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje”, que vai traçar a evolução das sonoridades e das posturas do rock a partir de raridades da cinematografia brasileira dos últimos 50. Francisco de Paula, diretor do filme “Areias Escaldantes”, participa de debate com o público na quarta-feira [05.10.2011], às 19h:
A evolução das sonoridades e das posturas do rock a partir da cinematografia brasileira dos últimos 50 anos será apresenta ao público durante a mostra O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje, que inaugura dia 27 de setembro, terça-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio. Serão 19 longas-metragens exibidos em sessões regulares e também 4 curtas e videoclipes em sessões especiais, durante o horário do almoço. No dia 05 de outubro (quarta-feira), às 19h, o diretor do filme “Areias Escaldantes”, Francisco de Paula, participa de um debate com o público.
Regina Casé e Gilberto Gil em cena no filme Corações a Mil
Regina Casé e Gilberto Gil em cena no filme Corações a Mil
O rock revolucionou o comportamento jovem e a contaminação do gênero pelo mundo teve sua versão nacional na febre dos ídolos da jovem guarda. A presença de artistas nas fitas alavancava a venda de ingressos e os jovens lotavam as salas para ver seus ídolos, formando um novo público frequentador de cinema.
O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje apresenta preciosidades como “Minha Sogra é da Polícia”, que traz o trio formado por Roberto Carlos – na época com apenas 17 anos –, Erasmo Carlos e Carlos Imperial que aparecem como banda de apoio para o astro Cauby Peixoto durante uma apresentação de Let’s rock. Será possível conferir ainda a atuação de Gilberto Gil em “Corações a mil”, e de Baby Consuelo adolescente em “Caveira My Friend”, cujo nome da personagem ela levou para o resto de sua carreira musical.
Ainda na perspectiva de filmes raros, um dos destaques da programação será a exibição “Geração Bendita”. Lançado em 1971, o longa-metragem foi rodado em Nova Friburgo, em uma comunidade hippie que de fato existiu e foi proclamado como o “primeiro filme hippie brasileiro”. Recuperado em 2002, o filme teve trilha sonora da banda Spectrum – cujo disco em vinil é um dos mais cultuados e caros no mundo inteiro.
Cauby Peixoto (primeiro plano) e banda de figuração formada por Carlos Imperial, Erasmo Carlos e Roberto Carlos (ao fundo)
Cauby Peixoto (primeiro plano) e banda de figuração formada por Carlos Imperial, Erasmo Carlos e Roberto Carlos (ao fundo)
A mostra do CCBB vai traçar a evolução do rock de forma cronológica a partir de sua inclusão nas chanchadas – quando Carlos Manga, em 1957, dirige “De Vento em Popa” – até os filmes pós-retomada dos anos de 1990, como “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, sem esquecer a tendência saudosista com a qual o rock é tratado no início do século XXI em “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll”.
Para ilustrar o caminho percorrido pela evolução do rock nas telonas, serão exibidos filmes como “Juventude e Ternura”, estrelado por Wanderléa, “Meteorango Kid”, de André Luiz Oliveira e “Abismu” de Rogério Sganzerla, lançados nas décadas de 1960 e 1970. Os longas-metragens que marcaram a geração dos anos de 1980 também fazem parte da programação, com apresentações do Barão Vermelho, em “Bete Balanço”, e dos Titãs em “Areias Escaldantes”.
Sessões com videoclipes retratarão ainda o estilo que melhor traduz a geração dos anos 1990, tendo como cume a estréia da MTV Brasil. A mostra O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje tem curadoria de Barbara Kahane e fica em cartaz até 6 de outubro.
O cinema rock’n’roll – filmes brasileiros da jovem guarda aos dias de hoje
De 27 de setembro a 06 de outubro de 2011
19 longas-metragens / 4 curtas-metragens / vídeoclipes
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Cinema I: capacidade 102 lugares
Ingressos: Grátis.
É necessário retirar as senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Informações: (21) 3808-2020 / www.bb.com.br/cultura / www.twitter.com/ccbb_rj