FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Seminário Dispositivo Fotografia Contemporânea

Dispositivo Fotografia e Contemporaneidade

Assim como outras práticas, a fotografia não é um advento tecnológico fixo, de contornos fechados. Concorrem para seu surgimento lógicas de desenvolvimento técnico, as dinâmicas sociais que as possibilitam, e sua participação em práticas sociais. E o mesmo tipo de dinâmica marca seus desenvolvimentos e transformações no decorrer da história. Considerando os vários tipos de agenciamentos onde a fotografia se faz presente, interessa, como método, considerar suas articulações com os coletivos sociais ou sócio-técnicos, expressando uma multiplicidade de condicionamentos, inserções, reações, endurecimentos e transformações.

É neste sentido que a fotografia pode ser compreendida como dispositivo, configuração que “captura” os sujeitos e, de modo silenciosamente naturalizado, os condiciona. O termo é usado por diferentes autores em conceituações diferenciadas, mas pode-se dizer que o dispositivo constitui-se como rede de elementos heterogêneos. A fotografia, por exemplo, tem suas particularidades histórico-sociais dadas por conjunções possíveis entre câmera, modos de percepção, discursos, modos de circulação e inserção social dos vários tipos de artefatos fotográficos etc. E entre dispositivo e dispositivo também se desenham redes: a fotografia, por exemplo, participa do dispositivo de segurança. O uso do termo vale tanto para dispositivos sociais abrangentes, como em Foucault, quanto para o dispositivo técnico de Pierre Lévy. Embora com ênfases diferentes, ambas as categorizações envolvem a questão do saber/poder.

Para este seminário foram convidados fotógrafos, designers, artistas e pesquisadores de diversas áreas, visando enriquecer a compreensão de técnicas, práticas, teorias e apropriações sociais da fotografia nos dias de hoje. Quatro mesas se realizarão ao longo de quatro dias consecutivos na Esdi/Uerj. O objetivo é contribuir para o enriquecimento do debate e compreensão do dispositivo fotografia hoje
.

Programação
Segunda feira 12 de setembro
14h – 17h30

IMAGEM, DESIGN, TECNOLOGIAS

Washington Dias Lessa (Esdi/Uerj)
O design e a fotografia

André Soares Monat (Esdi/Uerj)
O dilema de São Tomé: Basta eu ver para crer em uma fotografia?

Luiz Velho (IMPA/Visgraf)
Os limites da resolução na fotografia digital

Rico Lins (Rico Lins Studio)
Trabalhar com imagens

Moderadora: Lucy Niemeyer
 
Terça feira 13 de setembro
14h – 17h30

FOTOGRAFIA, MÍDIAS, AUTORIA

Marcos Martins (Esdi/Uerj)
Imagens midiáticas e o regime de verdade

Cezar Migliorin (PPGCOM/ UFF)
Regimes de imagem e política

Tatiana Altberg (Redes de Desenvolvimento da Maré)
Projeto Mão na Lata

André Sheik (fotógrafo)
O pixel é o novo grão

Moderador: Rodolfo Capeto


Quarta feira 14 de setembro
14h – 17h30

FOTOGRAFIA, DOCUMENTO, VERDADE

Joana Mazza (Imagens do Povo)
Programa Imagens do Povo

Barbara Szaniecki (Esdi/Uerj)
Fotografia, território, população

Custódio Coimbra (fotojornalista/O Globo)
Retalhos do Rio

Mônica Kornis (FGV)
Fotografia e documento em exposições de natureza histórica

Moderador: João de Souza Leite
Quinta feira 15 de setembro
14h – 17h30

OLHARES, SUBJETIVIDADES, NARRATIVAS

Alice Miceli (artista plástica)
Projeto Chernobyl e outros trabalhos

Walter Carvalho (fotógrafo, cineasta e ex-aluno da Esdi)
Linguagem

Victa de Carvalho (ECO/UFRJ)
O cotidiano na fotografia contemporânea

Doris Kosminsky (EBA/UFRJ)
Visualidade e visualização

Moderadora: Silvia Steinberg