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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

I Congresso Brasileiro de Negócios da Moda










Para discutir e pensar os negócios da moda, nos dias 05 e 06 de outubro acontece o 1o. Congresso Brasileiro de Negócios da Moda na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro (RJ) realizada pela I-Moda, Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda, que conta com uma Comissão de Trabalho especificamente qualificada, composta por profissionais docentes e pesquisadores com os encargos de estimular, produzir e disseminar informações e conhecimentos através de ações que objetivam o fortalecimento, valorização e visibilidade social, econômica e cultural da moda brasileira.

A ideia é trocar conhecimentos e experiências de quem faz (profissionais e gestores das marcas) e de quem pensa moda (pesquisadores, estudiosos), os participantes terão exemplos e ideias de como tornar suas empresas e o setor mais forte e mais competitivo.




Confira a programação:




1o. painel (05/10 - 16h00)
Moda como Fenômeno Cultural e seu entorno




Pesquisadores e acadêmicos das áreas de cultura, sociologia, antropologia entre outras, para falarem sobre a Moda, com uma abordagem provocativa.




Convidados:
Profo. Dr. Norval Baitello Júnior (PUC/SP). Doutorado em Comunicação na Freie Universitat Berlin. Atualmente é professor titular da PUC/SP no programa de pós graduação em Comunicação e Semiótica. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP. Foi professor convidado das Universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg e autônoma de Barcelona. Autor de vários livros e artigos, entre os mais recentes estão A Serpente, a maçã e o holograma e A era da iconofagia. É coordenador da área de Comunicação e Ciências da Informação da Fapesp.




Profa. Dr. Barbara Szaniecki (UERJ/RJ). Graduada em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure dês Arts Décoratifs, mestre e doutora em Design pela PUC/RJ. Tem ampla experiência prática na área de Design. Atualmente é co-editora das revistas Lugar Comum, Global/Brasil e Multitudes. É autora do livro Estética da Multidão




Profa. Dr. Lívia Barbosa (UFF/RJ). Graduada em Museologia plea Museu Histórico Nacional, Ciências Sociais (UERP), mestre em Ciências Sociais pela University of Chicago, doutora em Antropologia Social (UFRJ), pós-doutorada pela Universidade de Tóquio e pela Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é professora autônoma da Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Coordenação de mesa: Profo. Dr. Giuseppe Cocco (UERJ/RJ). Graduado em Sciences Politiques (Universite de Paris), Scienze Politiche (Università degli Studi di Padova), mestre e doutor em Science Techologie ET Societé - Conservatoire National des Arts ET Métiers e em História Social - Université de Paris. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e do Programa em Ciência de Informação (Facc-Ibict). Editor das revistas Global Brasil, Lugar Comum e Multitudes.

2o. painel (05/10 - 19h00)




Memória da Moda: construindo valores para a identidade da marca
Exposições em torno da Memória enquanto museologia e como variável estratégica empresarial




Convidados:
Luiza Marcier -Museu da Moda. Coordenadora do Projeto do Museu da Moda (RJ) na Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Estilista, tem sua marca A Colecionadora e é sócia da Bairro Estamparia. Graduada em Design (UERJ) e pós graduada pelo IBModa. Professora do curso de Design da PUC/RJ.




Hildegard Angel - Caso Instituto Zuzu Angel. Jornalista, foi colunista por mais de 30 anos no jornal O Globo e também do Jornal do Brasil. Passou por várias editoras brasileiras entre elas Bloch, Três, Abril e Carta. Filha da estilista Zuzu Angel e fundou em 1993 o Instituto Zuzu Angel, entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção e à capacitação da moda no Rio de Janeiro, tendo como objetivo principal lembrar a luta de seu irmão, Stuart Angel Jones, e de sua mãe, a estilista Zuzu Angel.




Vladmir Sibylla - Memória Institucional. Graduado em Museologia (UNIRIO) com especializações em Sociologia Urbana (UERJ) e em Marketing (UCAM), mestre e doutorando em Ciência da Informação pelo convênio UFF?IBICT. Possui MBKM em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE/UFRJ). Atuou por mais de 10 anos na Osklen como gerente de marketing e do departamento de memória empresarial.

3o. painel (06/10 - 16h00)Design como fator de diferenciação




Convidados:
Ricardo Leite- Designer, sócio diretor da Crama Design Estratégico. Formado em design gráfico (UFRJ), jornalismo, publicidade e propaganda (Univ. Estácio de Sá). Autor do livro Ver é Compreender.




Felipe Caprestano - Designer da Dalila Têxtil e responsável pelo blog Face Couture, endereço online onde documenta o processo criativo de sua coleção: não de roupas para usar no corpo, mas sim de couture para vestir no rosto.




Julia Valle - estilista mineira, formada em comunicação pela UFMG, tem especialização na DesignKolen Kolding / Dinamarca. Já trabalhou em grandes marcas como Redley, Alphorria, Filk, Maja Mehle (Dinamarca) entre outras e já participou de eventos como Rio Moda Hype e Novos talentos no Rio Fashion.




Coordenação Mesa: Cláudio Freitas de Magalhães - Graduado em Desenho Industrial (PUC/RJ), mestre e doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Mantém atividades e pesquisas nas áreas: design estratégico, inovação tecnológica, política governamental de design, gestão do design de moda e de jóias, empreendedorismo em design, especificação de produtos, pesquisa de tendência em design e artesanato com design. Coordenador da Pós Graduação em Design PUC/RJ.
4o. painel (06/10 - 19h00)




Identidade de Marca - marca como fator gerador de negócios Rony Meisler - Reserva




Criou a marca carioca de moda masculina em 2003, com mais dois amigos. Largou sua carreira anterior para se dedicar à moda após obter sucesso nas primeiras roupas que foram produzidas. A Reserva passou a fazer parte da Fashion Rio logo no início, após um processo seletivo para novos estilistas.




Hoje, além de apresentar coleções na semana paulista de moda, possui 13 lojas próprias, além
da Reserva Mini. A marca também é comercializada em mais de 420 multimarcas.




Luiza Bomeny - Maria Bonita
Formada em desenho industrial com ênfase em Comunicação Visual (PUC/RJ), pós graduada em Product Management no Instituto Marangoni em Milão. Iniciou sua carreira como trainee no grupo Versace. Atualmente é consultora de marketing e estilo da marca Maria Bonita.




Coordenação Mesa: André Robic. Diretor executivo e professor do IBModa. Palestrante e consultor, especialista em tendências e comportamento do consumidor. É presidente do I-Moda e editor executivo da Revista Digital Antennaweb. Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela FEA/USP. Especializado em Comportamento do Consumidor na Moda pelo Fashion Institute of Technology, New York University. Especializado em Administração pela FGV/SP e em Marketing pela ESPM/SP. Foi executivo em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de vendas e marketing. É professor nas principais escolas brasileiras de cursos de MBA.
* programação em processo de confirmação

Serviço:
Dias 5 e 6 de outubro de 2011
Das 16 às 22 horas
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414
Rio de Janeiro - RJ
Carga horária: 12 horas
Local: Rio de Janeiro - EAV Parque Lage
Valor: R$ 350,00 - Estudantes têm 50% de desconto
Horário de aula: 16 às 22h00
Inscrições: clique aqui