FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 22 de outubro de 2011

Primeira Conferência Brasileira de Psicologia Positiva

Martin Seligman foi o líder da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva, organizada pela APPAL – Associação de Psicologia Positiva da América Latina

Apresentar o mais novo campo de estudo em Psicologia ao público foi o objetivo da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença do fundador do movimento da Psicologia Positiva, Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, e diretor-fundador do Centro de Psicologia Positiva, nos Estados Unidos. Seligman veio ao Brasil a convite de sua aluna Patrícia Carlos de Andrade, presidente do Instituto Millenium. A APPAL – Associação de Psicologia Positiva da América Latina, primeira entidade sediada no Brasil que congrega profissionais da América Latina e da Rede Ibero-Americana de Psicologia Positiva.


Martin Seligman apresentou um panorama da Psicologia Positiva e autografou o seu mais novo lançamento Florescer – Uma nova visão para o entendimento da felicidade e o bem-estar, pela Editora Objetiva. O livro apresenta a nova teoria de Seligman sobre os cinco elementos que as pessoas procuram como forma de melhorar a qualidade de vida: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização. A nova teoria e as pesquisas de Seligman na área da Psicologia Positiva são consequência de sua percepção de que o crescimento econômico e aumento da riqueza dos países ao longo da segunda metade do século XX não implicaram diminuição dos casos de psicopatias e depressão, hoje presentes em pessoas cada vez mais jovens.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a Psicologia Positiva vem se desenvolvendo nos Estados Unidos, desde a década de 90, e tem conquistado resultados importantes em universidades, escolas, empresas, comunidades e em instituições, de modo geral. O objetivo é fazer algo de grande impacto, apresentando o campo para acadêmicos, empresários, jornalistas e formadores de opinião. Segundo a psicóloga Daniela Levy, presidente da APPAL, já se verificam algumas iniciativas no Brasil, em pesquisas das universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal do Rio Grande do Sul. “No âmbito empresarial, a Natura já vem aplicando conceitos da Psicologia Positiva há alguns anos, em sua linha de produtos Natura Mamãe e Bebê, e apresentará a sua experiência na conferência”, destaca Daniel a Levy.

A Conferência também contou com palestras sobre a aplicação da Psicologia Positiva nas áreas educacional, empresarial e da saúde. No dia 20 de outubro, Martin Seligman abriu o evento, apresentando um panorama sobre a Psicologia Positiva no mundo. À tarde, houve uma mesa sobre os avanços e o potencial da Psicologia Positiva na América Latina e no Brasil. Resiliência nas escolas e comunidades também serão temas de palestras. No segundo dia (21/10), o foco foi na área acadêmica e empresarial, terminando com uma mesa-redonda sobre as Perspectivas e Desafios da Psicologia Positiva na América Latina.

A Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva é um campo de estudo científico e um movimento cultural e acadêmico, com foco nas habilidades, forças, virtudes e resiliência dos indivíduos. Resiliência, a capacidade de superar obstáculos e desafios com força, otimismo, engajamento e buscando o crescimento, é um dos conceitos centrais desta nova ciência. O campo busca conhecimento e propostas para aumentar o bem-estar das pessoas em seus relacionamentos, sua escola, sua empresa, sua comunidade. Segundo Martin Seligman, a Psicologia Positiva busca entender as potencialidades do ser humano, sua capacidade de desenvolvimento e procura do bem-estar. A proposta é manter o foco não em psicopatias e problemas, mas sim no desenvolvimento pessoal, nas qualidades, nas forças e virtudes que podem levar o indivíduo a realiza r maximamente seu potencial.

A Universidade da Pensilvânia tem vendido programas baseados nas pesquisas de Seligman, com ele à frente do treinamento, para vários lugares do mundo. Um programa de alguns milhões de dólares é o treinamento de resiliência que foi vendido para as forças armadas americanas. O outro é o de educação positiva, que foi aplicado por uma escola tradicional australiana e que tem se espalhado por toda a Austrália. Novos programas tem sido implementados nos Estados Unidos e no Reino Unido. Seligman também está por trás de toda a discussão sobre incluir bem-estar nas medições de PIB dos países.


Confira a programação da 1ª Conferência Brasileira de Psicologia Positiva:

20.10.2011 – Quinta-Feira
8:30 – Martin Seligman – Psicologia Positiva: Visão Geral
10:00 - Perguntas e Respostas
10:30 – Coffee Break
11:00 - Aguardando confirmação do palestrante
12:00 - Almoço
14:00 – Psicologia Positiva na América Latina – Daniela Levy e James Pawelski
15:00 – Instrumento VIA-IS / Inventário de Forças Valores em Ação em Português – Bruna Larissa Seibel
15:30 – Psicologia Positiva no Brasil – Lilian Graziano
16:00 – Resiliência – Liliane Vilete
16:30 – Programa amigos no Brasil- Promovendo Resiliência e bem estar mental em escolas e comunidades -Marco Callegaro
17:00 - Perguntas e Respostas
17:30 – Coffee Break e lançamento do livro Flourish com autógrafo de Martin Seligman
18:30 – Encerramento

21.10.2011 – Sexta-Feira
8:30 – Martin Seligman – Psicologia Positiva na área acadêmica
10:00 – Perguntas e Respostas
11:00 – Coffee Break
11:30 - Abordagem Integral: Aplicabilidade da Psicologia Positiva em estudos científicos da Natura. Case: Benefícios de um inovador método de automassagem para gestantes – Cláudia Pellegrino
12:30 - Almoço
14:00 - Psicologia Positiva no mundo acadêmico – James Pawelski
14:45 - Psicologia Positiva na prática médica e nas especialidades de saúde: Mudança de paradigma
15:30 – Wellness Coaching: Mudanças de comportamento com foco no bem estar
16:15 - Coffee Break
16:45 – Desafios e Perspectivas da Psicologia Positiva na América Latina – mesa redonda James Pawelski, Liliane Vilete, Cláudia Pellegrino
18:00 – Encerramento
OBS: Esta programação pode ser levemente modificada conforme confirmação de novos palestrantes

Informações e Cadastro: clique aqui.

Sobre a APPAL
A Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) tem como objetivo principal promover a ciência e a prática da Psicologia Positiva, bem como facilitar a comunicação, a colaboração de pessoas interessadas e o desenvolvimento de pesquisas na área. A entidade foi criada este ano e tem sede na cidade de São Paulo. À frente da iniciativa está a psicóloga Daniela Levy. Conheça melhor a instituição no site www.appal-online.org

Sobre Martin Seligman
Nascido em 1942, em Albany, Nova York, Martin Seligman foi presidente da Associação Americana de Psicologia. Criou a Psicologia Positiva em 1998. É professor da Universidade da Pensilvânia e diretor fundador do Centro de Psicologia Positiva. Autor de mais de 20 livros, entre eles Felicidade autêntica (2002) e Florescer (2011).

Serviço:
Evento: I Conferência Brasileira de Psicologia Positiva
Data: 20 e 21 de outubro de 2011
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3293-6700