FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

I Simpósio Interamericano de Habitação Saudável e I Encontro do Colegiado da FIOCRUZ de Promoção de Saúde


Para ampliar o debate sobre habitação, saúde, ambiente e novas tecnologias, a Fiocruz promove o primeiro Simpósio Interamericano sobre Habitação Saudável, de 17 a 19 deste mês, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma parceria da Fundação com o Ministério da Saúde, a Rede Latino Americana de Habitação Saudável e a Organização Pan-Americana de Saúde.

O evento faz parte do preparatório
Rio + 20 e ocorrerá em paralelo à sexta Reunião da Rede Latino Americana de Habitação Saudável e ao primeiro Encontro Coletivo Fiocruz de Promoção da Saúde.

Com o objetivo principal de disseminar informações para fortalecer alianças e intercambiar conhecimentos e experiências de instituições, profissionais, estudantes e demais interessados em temas relativos à habitação saudável nos contextos da saúde urbana, saneamento básico e desastres naturais, será realizado, no Rio de Janeiro, o Simpósio Interamericano sobre Habitação Saudável e Tecnologias Sociais. Parcerias, discussões e trocas de experiência promovidas por esse encontro, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, serão um preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012, a Rio+20. Nessa conferência, será retomada uma agenda ampliada de reflexões sobre políticas integradas nas áreas de saúde, ambiente e habitação. Para participar do evento é necessário se inscrever. As vagas são limitadas.

Integrando esse evento, no dia 19 de outubro, acontecerão, em paralelo, a VI Reunião da Rede Latino-Americana de Habitação Saudável e o I Encontro do Coletivo Fiocruz de Promoção da Saúde. Todos os três encontros estão sendo promovidos pela Organização Panamericana de Saúde (OPS/OMS), o Ministério da Saúde do Brasil, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, o Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz) e a Rede Latino-Americana de Habitação Saudável, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Simone Cynamon Cohen (DSSA/ENSP).

Para Simone Cynamon Cohen, a grande importância desses encontros e debates é formar uma massa crítica na área da saúde urbana. Para tanto, o Simpósio conta com diversas mesas e painéis, que abordarão, entre outras coisas, as possibilidades de agendas políticas integradas nas áreas de saúde e ambiente, por exemplo, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde, através do uso de tecnologias sociais; as experiências internacionais e nacionais e suas possibilidades de cooperação, usando como estratégia o enfoque intersetorial; e a articulação do intercâmbio de experiências vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os compromissos não alcançados previstos na Agenda 21 - uma agenda não concluída -, enfrentando iniquidades produzidas pela falta de habitação saudável e seus impactos na saúde pública.

Entre os palestrantes previstos estão Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, Paulo Fernando Piza Teixeira (OPS/OMS), Paulo Buss (Cris/Fiocruz), Geronimo Leitão (UFF) e também alguns convidados internacionais, como Carlos Hugo Levigton, da Argentina, e Teófilo Monteiro, da Colômbia. O evento conta ainda com três grupos de trabalho, cujos temas são: Riscos e vulnerabilidades, Determinantes Sociais da Saúde e Aspectos sociais, participação e movimentos sociais.

A VI Reunião da Rede Latino-Americana de Habitação Saudável será coordenada pelo secretário da Rede, Carlos Barcelo. Já o I Encontro do Coletivo Fiocruz de Promoção da Saúde discutirá a Agenda de promoção no contexto de ambientes saudáveis e a Cooperação nacional e internacional no campo da Promoção da Saúde. De acordo com Simone, "todas essas discussões realizadas pela ENSP, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e outras unidades e departamentos - como, por exemplo, a I Oficina Brasileira de Saúde Urbana para a Construção de Políticas Integradas de Saúde, Ambiente e Urbanismo, promovida pela VPAAPS da Fiocruz, em parceria com a Escola, realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro - têm como objetivo principal evidenciar o quanto a Fiocruz está se preparando para essa discussão maior que é a Rio+20", completou ela.

Os três encontros acontecerão no South American Hotel, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Para participar, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, em anexo, e enviar para os e-mails simoneccohen@gmail.com e monica.dias@ig.com.br


As inscrições são limitadas e devem ser feitas até sexta-feira (14/10), pelo e-mail habitacaosaudavel@ensp.fiocruz.br

1º Simpósio Interamericano de Habitação Saudável
Data: 17/10/2011 a 19/10/2011
Local: South American Hotel
Rua Francisco Sá, 90, Copacabana, Rio de Janeiro