FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VIII Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais: Cidades Sustentáveis




Com o tema “Cidades Sustentáveis”, a oitava edição do Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) abre a programação deste ano no dia 21 de outubro, trazendo o professor Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para a palestra de abertura sobre “Sustentabilidade”. A programação segue até o dia 25 de outubro com atividades dentro e fora dos campi da Instituição.
Neste ano o Fórum conta ainda com atividades culturais e esportivas incorporadas à programação, proporcionando mais interação da população com a comunidade acadêmica do UNIFESO. Entre elas está a exposição “Sobras”, de Roberta Camargo, no Hall do Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. No sábado, dia 22, o convite é para assistir ao Projeto Pro Arte Instrumental no Campus FESO Pro Arte, com os músicos PC de Si e Ronaldo Diamante, às 20h.
O domingo, dia 23, começa com um programa ao ar livre: o Passeio Ciclístico. A partida será às 9h na Praça Olímpica. As inscrições para esta atividade serão de 10 a 17 de outubro, nas coordenações dos cursos. Ainda na Praça Olímpica, às 10h, o UNIFESO vai apresentar a “Feira de ideias ambientais” e “Consumo Sustentável”. Estas atividades dos três primeiros dias do Fórum também fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano traz o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.
Nos dias 24 e 25 as atividades acadêmicas serão realizadas no Campus Sede, incluindo conferências, mesas-redondas, painéis integrados, comunicações orais, minicursos, apresentação de trabalhos de conclusão de curso, seminários, exibição de filmes e fotografias. Entre as opções desses dias, acontecerá na segunda, dia 24, a abertura da Conferência Livre da “1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª CONSOCIAL)”, às 19h, no Auditório Omar Magalhães. Outra atração será a Feira de Economia Solidária, promovida pela advogada Manuela Amaral, ex-aluna do UNIFESO e instrutora do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
Além da participação de estudantes, ex-alunos e professores do UNIFESO, o Fórum também terá a presença de grandes nomes de especialistas e autoridades, como Isimar de Azevedo Santos, professor associado do Departamento de Meteorologia IGEO-UFRJ; Flávio Luiz de Castro Jesus, comandante do 16° Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis e Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil em Teresópolis na época da calamidade assim como representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT) e da Associação Agroecológica de Teresópolis.
“Cidades Sustentáveis”
O Fórum promove a integração entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, além do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), dando visibilidade à produção científica de alunos, professores e profissionais em geral. A ideia do tema surgiu a partir de reflexões acerca da calamidade que acometeu a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Outro fator que atrai o assunto é a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável que acontece neste ano, levando em conta que o ambiente acadêmico é um espaço para se pensar e discutir questões que impactam a sociedade.
Mais informações pelo telefone (21) 2641-7069, nas coordenações dos cursos ou na direção do CCHS, no Campus Sede.